Aproveite o início de ano para colocar ordem na bagunça

Para iniciar a arrumação da casa, o primeiro passo é começar por uma gaveta ou categoria

Por Vanessa Ferranti

Andréa explica que se deve começar por uma gaveta ou categoria e nunca tirar tudo do armário ao mesmo tempo

Início de ano é época propícia para limpar gavetas, armários e organizar a casa. Há quem acredite que essa é uma forma de deixar o passado para trás e ficar aberto às novas oportunidades que virão. Mas, além dessa crença, manter a residência organizada proporciona benefícios no dia a dia, pois facilita a localização de itens do cotidiano, otimiza tempo e contribui para um ambiente mais tranquilo e acolhedor.

A personal organizer Andréa Vitta comenta que muitas pessoas escolhem esse período do ano para ordenar a residência, porque nas festas e férias todos querem deixar tudo em ordem para recepcionar familiares e amigos. No entanto, neste momento, muitos se deparam com espaços entulhados de coisas, como objetos quebrados e roupas que não servem mais. Na tentativa de organizar tudo o mais rápido possível, vem o desespero e há quem não consegue sair do lugar.

Para iniciar a arrumação da casa, o primeiro passo, segundo a especialista em organização pessoal, é começar por uma gaveta ou categoria. A dica é nunca tirar tudo do armário para não ficar aflito durante o processo. Os itens devem ser classificados por grupos. No guarda-roupa, por exemplo, separe calças, camisas, camisetas, roupas íntimas e assim por diante.

Os pertences em bom estado de conservação que não servem mais podem ser doados para instituições sociais. A especialista ressalta, ainda, que roupas, sapatos e bolsas também podem ser enviados aos diversos brechós da cidade. “Separe as doações em uma caixa e tire do ambiente para que elas não retornem aos armários”, explica Andréa.

Já na despensa, o ideal é sempre conferir os itens antes de ir ao supermercado e verificar as validades. “Deixe os alimentos enfileirados por categorias, sempre os abertos na frente. Grãos e farinhas devem ser guardados em potes herméticos, mantendo a integridade dos alimentos e evitando insetos nos armários”.

Documentos

A personal organizer também orienta sobre contas e comprovantes de pagamentos. Conforme Vitta, existe uma lei que obriga empresas a enviarem aos seus consumidores comprovantes de quitação anual, como água, luz, gás, telefone, IPTU e cartões de créditos. Esses documentos devem ser guardados por cinco anos. No entanto, é possível digitalizá-los para diminuir os papéis nas gavetas. Já as notas fiscais devem ser guardadas até o término da garantia do produto adquirido.

Após a organização da casa, para muitos, surge o desafio de manter a ordem ao longo do ano. Segundo a especialista, a chave para isso é transformar a organização em rotina. A regra é clara: sempre que um objeto for retirado do seu lugar, deve ser devolvido logo após o uso. “Uma casa ou ambiente organizado diminui o estresse, melhora sua concentração, foco e produtividade. Assim, nosso tempo fica dedicado à família, amigos e a si próprio”, destaca Andréa Vitta. (Vanessa Ferranti)