Ordenado em Sorocaba, dom José é nomeado bispo de Catanduva

Dom José tem vínculos com a Região Metropolitana de Sorocaba, tendo estudado no Seminário São Carlos Borromeu

Por Cruzeiro do Sul

Dom José Benedito Cardoso tem vínculos com a região de Sorocaba

O papa Francisco nomeou na quinta-feira (4) dom José Benedito Cardoso como bispo da Diocese de Catanduva e o monsenhor Eugênio Barbosa Martins como bispo da Diocese de São João da Boa Vista -- ambas no interior de São Paulo. Dom José tem vínculos com a Região Metropolitana de Sorocaba, tendo estudado no Seminário São Carlos Borromeu e sido ordenado na cidade, além de ser pároco em Itapetininga.

Dom José Benedito Cardoso nasceu em 1961 em Angatuba, Diocese de Itapetininga. Concluiu os estudos de Filosofia no Seminário São Carlos Borromeu, em Sorocaba, e os de Teologia no Itesp, em São Paulo. Obteve o mestrado em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, em São Paulo, e cursou Direito nas Faculdades Integradas de Itapetininga.

Em novembro de 1986, recebeu a ordenação sacerdotal e foi incardinado na Arquidiocese de Sorocaba. Com a criação da Diocese de Itapetininga, em 1998, desmembrada da de Sorocaba, foi incardinado na nova circunscrição.

Também desempenhou o cargo de pároco de São Roque em Itapetininga (1988-2019); foi membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores; coordenador diocesano de Liturgia; professor de Direito Canônico; vigário judicial e presidente do Tribunal Diocesano; além de defensor do Vínculo e juiz do Tribunal Eclesiástico
Interdiocesano de Sorocaba. Até recentemente, era Vigário Episcopal da Região da Lapa da Arquidiocese de São Paulo.

Já Eugênio Barbosa Martins, ex-superior geral da Congregação do Santíssimo Sacramento, nasceu em 1960 em Araguari, Diocese de Uberlândia (MG). Concluiu os estudos de Filosofia na Faculdade São Bento e de Teologia no Instituto Teológico São Paulo (Itesp), ambos em São Paulo. Fez a profissão religiosa em janeiro de 1984 na Congregação do Santíssimo Sacramento (Sacramentinos) e recebeu a ordenação sacerdotal em quatro anos depois.

Foi pároco de Nossa Senhora da Boa Viagem em Belo Horizonte, de 2006 a 2011; presidente da Conferência Latino-Americana dos Sacramentinos e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB/seção Belo Horizonte). De 2011 a 2023 foi Superior Geral da Congregação do Santíssimo Sacramento em Roma. (Da Redação)