Tradição da Folia de Reis sobrevive em Sorocaba

O grupo tem como propósito arrecadar alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social

Por Cruzeiro do Sul

Companhia de Santos Reis de Vila Formosa faz visitas de casa em casa, entoando cânticos e dedicando orações aos moradores

A tradicional apresentação da Companhia de Santos Reis de Vila Formosa, um grupo dedicado à Folia de Reis, foi realizada ontem (5) no barracão comunitário de Nossa Senhora de Fátima, situado na Fazenda Ipanema. A celebração antecedeu a festividade principal, agendada para o dia 13, na sede do Esporte Clube Paranazinho, na Vila Formosa, zona norte de Sorocaba. O grupo tem como propósito arrecadar alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Com uma história que ultrapassa três décadas, a Companhia da Vila Formosa se destaca como a única na cidade que continua a seguir a tradição da Folia de Reis. Durante suas caminhadas, o grupo faz visitas de casa em casa, entoando cânticos e dedicando orações aos moradores. Para receber a visita, é necessário ter um presépio ou imagem do Menino Jesus na manjedoura. Os membros do grupo, conhecidos como festeiros, trajam fantasias vibrantes, tocam instrumentos musicais e carregam uma bandeira ricamente enfeitada com flores de papel crepom e fitas coloridas, onde estão representadas as imagens dos Três Reis Magos e de Nossa Senhora com São José.

A Folia de Reis, com raízes na Bíblia, especificamente no Evangelho de Mateus, remonta à visita dos três magos -- Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar -- ao recém-nascido Jesus em Jerusalém, ocasião em que ofereceram presentes simbólicos como ouro (representando realeza), incenso (indicando divindade) e mirra (simbolizando imortalidade). A tradição cristã relaciona essa visita ao dia 6 de janeiro.

Conhecida também como Reisado ou Festa de Santos Reis, a Folia de Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva, integrando a categoria do folclore no Brasil e sendo celebrada de maneira única em cada região do País. (Da Redação)