Sorocaba terá Laboratório-Escola de Metrologia no Parque Tecnológico
A previsão é de início em março deste ano; objetivo é beneficiar empresas integrantes do Arranjo Produtivo Local (APL)
Previsto para começar a funcionar em março, o Laboratório-Escola de Metrologia, localizado no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), tem como objetivo beneficiar empresas integrantes do Arranjo Produtivo Local (APL), do setor Metalmecânico de Sorocaba, além de empresas de outros segmentos na Região Metropolitana (RMS). Ele é resultado de um convênio municipal com o governo estadual.
A implantação do Laboratório-Escola de Metrologia disponibilizará às empresas uma diversidade de equipamentos, entre os quais instrumentos de medição de uso geral, tais como: paquímetros, micrômetros, relógios comparadores e termômetros digitais, entre outros. Também haverá uma sala para realização de cursos específicos.
O novo laboratório atenderá uma demanda antiga das empresas do APL Metalmecânico, segundo explica o presidente do PTS, Nelson Cancellara. “Isso porque, na cidade e na região, destaca-se uma significativa quantidade de empresas ligadas ao setor. Para o município, o setor Metalmecânico é de extrema relevância, visto que 41% das indústrias estão inseridas neste segmento”, aponta. Levantamento realizado pelo PTS identificou cerca de 600 empresas da cadeia de Metalmecânico no território, 32 setores empresariais com predominância de interação com o setor.
O presidente do PTS destaca, ainda, que implantar o Laboratório-Escola de Metrologia permitirá atender não apenas as empresas locais, mas também outras instituições da região, respondendo, por sua vez, às necessidades de capacitação de mão de obra especializada e contribuindo para a melhoria do desenvolvimento socioeconômico regional, gerando aumento da empregabilidade e melhoria de renda. “Além disso, contribui para o aumento da competitividade das empresas do setor, por meio da prestação de serviços qualificados de metrologia com condições financeiras mais benéficas do que as atualmente praticadas pelo mercado”, complementa.
Segundo Cancellara, o cenário atual vem exigindo das empresas constantes e crescentes ajustes e adequações de padrões de qualidade. “O novo laboratório vem para contribuir com essas exigências de mercado. A certificação de instrumentos garante auferir os resultados empresariais almejados e confere condições para corrigir erros e evitar retrabalho. Para tanto, torna-se essencial que as empresas tenham acesso a serviços de certificação e mão de obra qualificada, para operar atividade de tamanha importância aos empreendimentos. Assim, o Parque Tecnológico de Sorocaba está contribuindo para que as empresas tenham acesso a esse benefício”, finaliza. (Da Redação)