Poupatempo de Sorocaba fez mais de 239 mil atendimentos em 2023
Dos quase 240 mil atendimentos realizados na unidade no ano passado, mais da metade dos serviços é relacionada à CNH
O Poupatempo de Sorocaba, localizado no Centro, realizou 239.346 mil atendimentos em 2023 -- 18% a mais do que no ano anterior, quando 202.367 mil pessoas foram atendidas no posto da cidade. Entre os serviços mais solicitados, a emissão e segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Registro Geral (RG) se destacam como líderes. Dos quase 240 mil atendimentos realizados na unidade no ano passado, mais da metade, 125 mil, são de serviços relacionados a CNH e 75 mil de documentos de identidade.
Atualmente, esses dois serviços permanecem como os mais buscados, especialmente durante o mês de janeiro, período em que a demanda aumenta devido às férias escolares. Nicolly Gabrielly, de 16 anos, esteve no Poupatempo de Sorocaba para emitir a segunda via do RG. O documento da estudante foi roubado em 25 de dezembro. Dois dias depois, ela entrou no site do órgão e agendou o atendimento para 9 de janeiro. “Fiz on-line e foi rápido. Achei bom o atendimento”, informou.
Já Fábio Rodrigues Monteiro irá viajar nos próximos dias e utilizou o posto para renovar a habilitação. “Fiz o agendamento na semana passada. A princípio, aparecia uma data longe, eu ia até agendar em outra cidade, mas entrei no dia seguinte no site e consegui encaixar para esta semana”, declarou o técnico de enfermagem.
Conforme Priscila Pires, coordenadora regional do Poupatempo, responsável por 58 unidades, em todo início de ano a demanda nos postos aumentam justamente para a regularização de documentos por conta das viagens. “Esse período de férias escolares, recesso, a família costuma visitar as unidades do Poupatempo para renovar os documentos. Um dos campeões em procura é o RG, justamente por conta de viagens. Alguns países, inclusive, exigem o RG atualizado,” explicou.
Para utilizar os serviços do Poupatempo, a população deve agendar o atendimento. O procedimento pode ser realizado pelo site www.poupatempo.sp.gov.br; pelo aplicativo Poupatempo, por meio do WhatsApp (11) 95220-2974 ou de forma presencial nos totens de autoatendimento instalados nas unidades dos postos. Nessas plataformas on-line, os usuários também têm acesso a alguns serviços, como emissão de segunda via de RG. Se não houver a necessidade de atualizar dados, o cidadão consegue tirar o documento por meio digital.
Segundo a coordenadora regional, essa é uma forma de economizar tempo, já que o posto de Sorocaba está sendo bastante procurado. “Hoje temos mais de 270 serviços digitais, então, não necessariamente o cidadão precisa ir até o Poupatempo físico, ele pode usar o Poupatempo digital”.
Tempo de espera
Atualmente, a renovação de CNH com a realização de exame médico dentro do Poupatempo é o serviço mais demorado para conseguir vaga. Isso porque, segundo Pires, a demanda é alta e há apenas duas salas de atendimento médico no local. Dessa forma, o tempo médio entre agendamento e atendimento é de 13 dias especificamente para esse serviço. No entanto, se o motorista optar por realizar o exame médico fora do Poupatempo, em uma clínica conveniada ao Detran, a espera pode cair para cinco dias.
“Temos também as cidades vizinhas. Hoje nós temos o Poupatempo em Votorantim, bem ao lado de Sorocaba. É uma alternativa. Durante o agendamento no site, você consegue fazer a seleção do Poupatempo de sua opção e verificar a data mais próxima em outra cidade escolhida. A dica é sempre optar pelo Poupatempo mais próximo com a data que o cidadão escolher”, enfatiza Priscila.
Já o tempo de espera para serviços relacionados a RG e veículos é menor. Segundo a coordenadora, nesses casos é possível conseguir vagas de agendamentos em seis e dois dias.
Agendamento gratuito
O agendamento para utilizar os serviços do Poupatempo é feito gratuitamente, de forma on-line ou presencial. No entanto, em Sorocaba, há quem tente enganar os munícipes e cobra pelo trabalho. De acordo com Priscila Pires, muita gente procurou o posto na cidade para reclamar da cobrança para agendar um horário. A coordenadora regional esclarece que o agendamento é de graça, mas há pessoas que mentem para quem tem dificuldade de utilizar as plataformas e recebem “em nome” da instituição.
“Percebemos alguns cidadãos chegando na unidade com agendamento pago. Por vezes, eles encontram algum local que cobra para realizar o agendamento e eles pagam por isso. Gostamos de frisar que o atendimento é gratuito. O cidadão não precisa pagar por isso. Se ele está com alguma dificuldade, ele pode ir até o Poupatempo, lá também é possível realizar o agendamento. Essa é uma questão bem específica da unidade de Sorocaba. Foram muitos casos de cidadãos que nós identificamos apontando para gente essa questão”. (Vanessa Ferranti)