Ministério do Trabalho investiga incêndio em fábrica em Salto

Objetivo da investigação é saber como está o funcionamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) na empresa

Por Vanessa Ferranti

Fogo atingiu pátio da Eucatex, em Salto, na noite de terça-feira (9); ninguém ficou ferido

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de Sorocaba vai investigar o incêndio que atingiu uma fábrica de produtos para construção civil em Salto. O caso ocorreu no início da noite de terça-feira (9), na empresa Eucatex, localizada no Jardim Marília II. Ninguém ficou ferido.

De acordo com o MTE, o objetivo da investigação é saber como está o funcionamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidente (Cipa) na empresa. Até o momento, não há informações sobre as causas do incêndio.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas começaram em duas pilhas de cavaco de madeiras que estavam no pátio da indústria, por volta das 18h45. Equipes foram acionadas e, após três horas de trabalho, controlaram as chamas no local. Participaram da ação as corporações de Salto, Sorocaba, Itu e Porto Feliz, além da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Salto.

Na manhã de ontem (10), foi realizado o trabalho de rescaldo no local. Para isso, foram utilizadas três retroescavadeiras da própria empresa e da Defesa Civil do município.

Em nota, a Prefeitura de Salto informou que a Defesa Civil Municipal esteve no local novamente na quarta-feira (10), auxiliando no trabalho de retirada do cavaco de madeira, onde o fogo ocorreu. O Corpo de Bombeiro de Salto também acompanhou a situação, realizando o resfriamento do material. “O local, um pátio isolado das demais dependências da empresa, está seguro e sem necessidade de interdição”, pontuou a administração pública.

A empresa Eucatex existe há 70 anos e é um dos maiores produtores de pisos, divisórias, portas, painéis MDP e MDF, chapas de fibras de madeira e tintas e vernizes do Brasil. Por meio de nota, a empresa declarou que o incêndio ocorreu no pátio de cavaco, que fica a céu aberto. O trabalho de rescaldo aconteceu durante toda madrugada de quarta-feira (10) e continuou durante o dia de ontem. A empresa apura o ocorrido. (Vanessa Ferranti)