Evento em Sorocaba discutirá ações para o ensino religioso
Encontro acontece no próximo sábado. Objetivo é analisar e contribuir com o documento 116 da CNBB
Um evento reunirá educadores e professores, no próximo sábado (20), em Sorocaba, para discutir ações voltadas ao ensino religioso. O encontro será das 9h às 12h, no auditório do Centro Arquidiocesano de Pastoral (CAP), localizado na avenida doutor Eugênio Salerno, número 60. O objetivo da reunião é analisar e contribuir com o documento 116 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que trata-se de um estudo sobre o ensino religioso.
Com o tema “Ensino Religioso no Brasil - Novos Desafios e Novas Perspectivas”, o evento é dirigido aos professores de ensino religioso, filosofia, história, sociologia e educadores de forma geral, de escolas públicas e privadas, interessados na temática atualmente bastante debatida no País. Para participar, não é necessário fazer inscrição, basta comparecer ao local do encontro com cinco minutos de antecedência.
A reunião contará com a presença do arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Julio Endi Akamine, que explicará o tema e motivará o debate sobre o assunto. Participam também os sacerdotes Julian Carlos de Camargo, coordenador da Pastoral da Educação do Ensino Religioso e da Pastoral Universitária; e Diogo Antunes Victor, também atuante em ensino religioso na arquidiocese de Sorocaba. O evento terá, ainda, a colaboração de Selma Salerno, professora que faz parte da Pastoral da Educação e responsável no curso de pedagogia na faculdade Nossa Senhora Mãe de Todos os Povos, em São Paulo, que será a responsável por apresentar o documento 116 da CNBB.
Em seguida, haverá uma atividade entre os educadores. “Nos vamos abrir uma dinâmica, vamos fazer uma divisão com os professores, para que cada um possa analisar uma peça desse documento e dar a sua contribuição”, destacou Selma Salerno.
Para Selma, o evento é importante para uma melhor compreensão dos professores sobre o ensino religioso. A educadora destaca também que o maior desafio em relação a essa disciplina é sobre a abordagem dos professores, principalmente nas escolas públicas, em que os educadores ministram aulas para alunos de todas as religiões e filosofias. “O professor deve falar sobre essa questão do ensino religioso de forma plural, que contemple a todos. É importante que os professores compreendam que a fala deles, a abordagem, tem que cumprir a lei de diretrizes e bases, que fala do acolhimento dessa diversidade em sala de aula”, declarou Salerno. “Que os professores venham compreender essa proposta e importância do ensino religioso”, convida a educadora.
Documento 116 da CNBB
O documento 116 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é um estudo que analisa o ensino religioso como componente curricular, levando em consideração a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Acordo Brasil-Santa Sé. Segundo a CNBB, o material “reflete sobre as abordagens pedagócicas dos modelos ‘Confessional’ e ‘Não Confessional’, seus objetos de estudo, objetivos e diferentes aplicabilidades nas escolas católicas e nas escolas públicas”.
Na Carta convite assinada pelo arcebispo de Sorocaba, Dom Julio ressalta que o estudo não abre “possibilidade de interpretações que impliquem exclusivismo, proselitismo ou violação de consciência religiosa de qualquer estudante.” (Vanessa Ferranti)