Multas de trânsito tiveram queda de 26,68% na cidade

Urbes aponta excesso de velocidade como infração mais cometida no ano

Por Cruzeiro do Sul

Urbes informa que em 2023 foram aplicadas 83.060 multas

As multas por infrações de trânsito tiveram queda de 26,68% em 2023, em Sorocaba, na comparação com o ano anterior (2022). Segundo dados da Urbes, em 2022 foram emitidas 113.291 autuações, contra 83.060 no ano passado, o que representa redução de 30.231 multas.

No ano passado, as infrações mais cometidas pelos motoristas na cidade foram: excesso de velocidade, passar no sinal vermelho, parar sobre faixa de pedestres e dirigir usando o celular. As multas por falta de seta também tiveram redução em Sorocaba, na comparação de dezembro de 2023 com o mesmo mês do ano passado. Foram 29 no ano passado contra 37 em dezembro de 2022.

A Secretaria de Mobilidade (Semob) do município informa que realiza o monitoramento permanente do sistema viário de toda a cidade, seja via rede de videomonitoramento ou ação direta de agentes de trânsito nos locais, como forma de adotar medidas imediatas para melhorar a fluidez do trânsito e garantir a segurança.

“As câmeras estão localizadas em pontos estratégicos de trânsito, que permitem uma visão panorâmica, para análise ampla do sistema viário e fluxo de veículos, dentre outras situações. São mais de 2.500 câmeras (número que é ampliado a cada dia, devendo chegar a 50 mil) interligadas ao Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI) da Semob, por meio de fibra ótica”, aponta a pasta municipal.

Infrações mais cometidas

Conforme os dados da Urbes, as ocorrências mais registradas em 2023 foram: transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20% (73.240), avançar o sinal vermelho do semáforo (15.452), transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 20% até 50% (10.184), parar sobre faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso (9.122) e dirigir veículo manuseando telefone celular (5.877).

E em 2022, foram: transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20% (106.739 autuações), avançar o sinal vermelho do semáforo (17.127), transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 20% até 50% (13.466), parar sobre faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso (8.143) e dirigir veículo manuseando telefone celular (7.728).

A Urbes informa que, em geral, 77% das autuações são feitas por mecanismos eletrônicos e 23% são manuais, incluindo aquelas feitas por agentes, via sistema de videomonitoramento. A Semob recebe, em média, 240 solicitações de fiscalização por mês, quanto a possíveis infrações de trânsito. Aproximadamente, 45% das solicitações recebidas pela Semob resultam em multa.

“Ao receber a denúncia, a equipe do CCOI registra a solicitação no sistema informatizado. Em seguida, agentes de trânsito em patrulhamento deslocam-se para o local e realizam o atendimento, cujo desdobramento e a solução são igualmente imputados no sistema. A recomendação é que o condutor, assim como o pedestre, sempre respeite a sinalização de trânsito e dirija com responsabilidade, como forma de contribuir para um trânsito mais seguro para todos aqueles que compõem a mobilidade urbana”, reforça.

Campanhas

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), realiza campanha permanente de segurança no trânsito, o ano todo. Em 2021 e 2022, ao todo, o público de pessoas alcançadas nessas ações passou de 200 mil pessoas. Em 2023 foram cerca de 122 mil pessoas impactadas.

São priorizadas ações educativas nas ruas, em pontos estratégicos da cidade e para o público em geral, assim como teatros e palestras em escolas e empresas.

Para este mês de janeiro, a Semob programou 47 ações educativas de trânsito, todas elas gratuitas. Serão trabalhadas 12 temáticas diferentes.

A destinação do valor arrecadado em multas de trânsito está prevista no artigo 320 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ele especifica que a receita gerada deve ser aplicada em ações relacionadas ao trânsito. O equivalente a 5% da arrecadação total é destinado, por lei, ao Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset), de caráter nacional e voltado à segurança e educação para o trânsito. O valor que fica para o município, finaliza a Urbes, Sorocaba usa em ações de segurança, policiamento e fiscalização e educação no trânsito. (Da Redação)