Ano letivo começa em fevereiro para 123 mil alunos de escolas públicas

Redes municipal e estadual voltam às aulas, respectivamente, em 5 e 15 do mês que vem; particulares retornam na próxima semana

Por Vanessa Ferranti

Escolas da rede estadual serão as últimas a iniciar o ano letivo, em 15 de fevereiro

 

Cerca de 123 mil alunos da rede pública de Sorocaba devem voltar às aulas na primeira quinzena de fevereiro. Desse total, mais de 63 mil estão matriculados nas escolas municipais, onde o ano letivo terá início em 5 de fevereiro. Na rede estadual, por sua vez, as atividades para 59,9 mil estudantes terão início no próximo dia 15. A maior parte dos estabelecimentos particulares terão aulas já a partir de 25 de janeiro.

De acordo com o calendário escolar definido pela Prefeitura para este ano, o recesso na rede municipal ocorrerá entre os dias 15 e 26 de julho. Já o encerramento do primeiro semestre nas escolas estaduais ocorrerá em 8 de julho, com as férias prosseguindo até o dia 28 seguinte.

Vagas nas municipais

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, a rede municipal ainda dispõe de vagas nas unidades de educação infantil, pré-escolas e escolas de ensino fundamental. Nas creches também há vagas, no entanto, é preciso verificar as unidades e etapas demandadas.

Nas escolas municipais é possível fazer a matricula durante todo o ano letivo. Para isso, é necessário apresentar a certidão de nascimento do aluno, RG e CPF dos responsáveis, comprovante de endereço atualizado, carteirinha de vacinação e uma foto 3x4.

Nas creches, a matrícula deve ser realizada até o dia 26 de janeiro. Para se inscrever, os pais ou responsáveis devem fazer o cadastro de forma online por meio do link bre.ai/vagascrechefev24. O endereço eletrônico também está disponível no site da Prefeitura de Sorocaba: sorocaba.sp.gov.br/.

Os documentos necessários são: certidão de nascimento da criança; documentos dos pais com foto e que conste o número do CPF; comprovante de residência no município de Sorocaba em nome dos pais ou responsáveis e atualizado, no máximo, nos últimos três meses. De forma digital, os arquivos deverão ser anexados no site da Sedu (educacao.sorocaba.sp.gov.br), por meio de fotos (JPEG) ou em PDF.

Podem ser inscritas para as vagas em creches crianças com idade de três meses a três anos. Nas situações específicas para classificações prioritárias, as comprovações necessárias são: laudo médico, em caso de deficiência da criança ou dos pais/responsáveis; comprovante de trabalho dos pais ou responsáveis; comprovante judicial de guarda e documento que comprove participação no Cadastro Único.

O resultado das inscrições também é publicado no site da Sedu, todos os meses, em data preestabelecida em calendário. O próximo resultado será publicado em 2 de fevereiro. Para crianças contempladas com a vaga, é necessário fazer a matrícula diretamente na unidade escolar, no período entre os dias 5 e 9 de fevereiro.

Em caso de dúvidas, a população deve entrar em contato pelo e-mail: creche@sorocaba.sp.gov.br ou WhatsApp: (15) 3228-9516.

Matrícula nas estaduais

De acordo a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, os mais de 59 mil estudantes da rede têm vaga garantida para efetuar a matrícula. Para isso, o responsável legal ou o aluno maior de 18 anos, pode fazer a inscrição presencialmente em qualquer escola estadual ou no balcão de atendimento do Poupatempo, apresentando RG, histórico escolar e comprovante de residência.

A matrícula também pode ser realizada de forma virtual no portal da Secretaria Escolar Digital (SED), no endereço www.sed.educacao.sp.gov.br.

Escolas Particulares

Na rede particular de ensino, o retorno do ano letivo está previsto para 25 de janeiro. No entanto, segundo o Sindicato das Escolas Particulares do Estado de São Paulo (Sinep) da região de Sorocaba, alguns colégios podem antecipar em alguns dias, dependendo do calendário escolar de 2024 aprovado pela Diretoria de Ensino.

O período de férias no Estado de São Paulo na rede particular deve ocorrer entre os dias 1º e 30 de julho. (Vanessa Ferranti)