Voluntários foram fundamentais na recuperação da Capela João de Camargo

Presidente da Capela agradece o apoio dos voluntários e espera que até o próximo domingo (28) o local seja aberto ao público novamente para realizar o terço dominical

Por Cruzeiro do Sul

Voluntários trabalharam intensamente na Capela João de Camargo no último fim de semana após as fortes chuvas que atingiram Sorocaba

A Capela João de Camargo, localizada no Jardim Paulistano, zona sul de Sorocaba, recebeu o apoio de voluntários durante os últimos dias, após a forte chuva que atingiu a cidade entre a noite de sexta (19) e a madrugada de sábado (20). O córrego da Água Vermelha - que passa atrás da Capela - transbordou e causou estragos na estrutura interna e externa da Capela. 

Na manhã desta segunda-feira (22), voluntários estavam no local ajudando na limpeza da Capela. Segundo o presidente da Capela João de Camargo, Adriano Ramos Molina, foram perdidas imagens históricas do século 17 e 18, móveis, além do quarto e cozinha, ambos com estruturas originais da construção de 1910 - que ficaram completamente destruídos. "O que foi possível recuperar no meio do lamaçal e que não foi embora junto com a enxurrada nós recuperamos. Agora vamos fazer o trabalho de restauração", comenta.

Ele explica que qualquer intervenção realizada na Capela João de Camargo precisa de autorização do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e do Ministério Público. "Eles já anteciparam e liberaram para nós essa autorização para fazer todas as medidas de contenção necessárias. Com os engenheiros, veremos o que faremos para tentar minimizar o impacto das próximas chuvas, como reforços estruturais. Também vamos melhorar a questão da calçada externa, tentar ver o que perdeu, o que derrubou e reconstruir de uma maneira segura. Algumas áreas vão precisar passar por reconstrução, como a cozinha, que foi feita pelo João de Camargo e o quarto dele, que precisará de uma reconstrução parcial. A cozinha, que era original e tínhamos um museu aberto para visitação, foi embora totalmente", disse. 

Ainda de acordo Adriano, a interdição feita pela Defesa Civil é parcial e ocorre somente onde era a casa de João de Camargo e na cozinha. As outras partes da Capela estão sendo reorganizadas com ajuda de voluntários para que possa ser reaberto ao público ainda no próximo final de semana: "Pedi para que no próximo domingo (28), façamos o terço dominical em forma de agradecimento à população que veio ajudar nesse momento tão difícil. A Capela abre às 8h e o terço dominical começa às 10h. Fica, então, o convite para toda a população vir ver os trabalhos e participar desse terço, que ocorrerá não só em agradecimento aos voluntários da Capela, mas também em agradecimento a toda a população de Sorocaba que trabalhou em áreas como o Gpaci, Mineirão, Vitória Régia e tantos lugares que estão até agora afetados".

Para o presidente da Capela, o apoio da população foi fundamental para que o local estivesse limpo e as obras recuperadas. "Foi emocionante ver no sábado (20) e domingo (21) tantas pessoas que vieram na Capela arregaçar as mangas e pegar na lama. Tudo, de um metro e meio para baixo, foi tomado. A Capela só está limpa agora porque passou gente sábado e domingo removendo lama e recuperando imagens e os voluntários estão aqui ainda", comenta.

Por fim, Adriano ressalta que é preciso fazer um trabalho de desassoreamento e contenção das águas do córrego da Água Vermelha, que passa atrás da Capela. "A alteração climática está acontecendo mundialmente, é um fato concreto que temos que abrir os olhos e saber que temos que combater. Passamos o ano passado inteiro pedindo para que viessem fazer o desassoreamento e contenção das águas do córrego, porque sabíamos que isso ia acontecer, os sinais estavam vindo e chegando cada vez mais perto. Infelizmente, chegou o dia que aconteceu", finaliza o presidente da Capela.

Doações para a Capela João de Camargo podem ser feitas pelo Pix: 71.496.657/0001-30 - Banco do Brasil: Agência 2923-8 Conta Corrente: 694-7 (Da redação)