Defesa Civil Estadual alerta para chuvas fortes até o final de semana

A precipitação de 100mm para Sorocaba e região deve ocorrer entre amanhã (25) e sábado (27)

Por Thaís Marcolino

Inmet emitiu mais um alerta de chuvas intensas em Sorocaba

** matéria atualizada às 21h06

A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta, na tarde desta quarta-feira (24), para fortes chuvas. A precipitação mais elevada deve ocorrer entre hoje (25) e sábado (27). Para as regiões de Sorocaba e Itapeva, a estimativa é de 100mm. O motivo é a atuação de áreas de instabilidade atmosférica que trarão umidade proveniente do oceano, criando condição para pancadas de chuva.

O novo aviso chega menos de uma semana após Sorocaba ter sido devastada no final de semana. Em 72 horas o município acumulou 80% do volume esperado para o mês de janeiro todo. Até agora há familias atingidas pelas enchentes tentando se recuperar. A cidade está, inclusive, em Situação de Emergência Pública

Em outras regiões, as estações pluviométricas de Campinas devem registrar o menor volume: 60mm. Já na Baixada Santista, a chuva acumulada nos três dias pode chegar a 220 mm. No Vale do Ribeira os registros devem ser de até 180mm. No Litoral Norte os acumulados podem atingir 150 mm.

Devido ao encharcamento do solo, haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte em todas as regiões do Estado.

Diante do potencial perigo, o gabinete de emergência do órgão estadual será mobilizado a partir desta quinta-feira (25), com monitoramento permanente das condições climáticas e contato com as principais concessionárias de serviço público para pronta resposta a eventuais emergências.

Em casos de emergência, a Defesa Civil orienta que a população ligue para os números 199, 190 (Polícia Militar) ou 193 (Corpo de Bombeiros). Para receber os alertas, envie um SMS com seu CEP para o número 40199.

Previsão para os próximos dias

A diferença entre a mínima e a máxima nesta quinta-feira (25) será de apenas 6°C. Em período de insidência solar, apesar na nebolusidade, a sensação de calor, principalmente se alcançada a máxima de 23°C, deve ser maior. A chuva pode vir a qualquer hora do dia.

Já a amplitude térmica de sexta-feira (26) chega a 10°C. A mínima será de 15°C, enquanto a máxima será de 25°C. Até o final de semana, temperatura sobe aos poucos. De acordo com o Climatempo, pode haver pancadas de chuva à tarde e à noite. Os períodos de sol terão a companhia de muita nebulosidade.

No sábado – último dia de alerta para chuva forte --, a chance das estações da cidade marcarem índices consideráveis é de 90%. O dia pode amanhecer aberto, mas tão logo fecha. A precipitação deve ocorrer entre os períodos da tarde e noite.

O último dia da semana não deve ter grandes mudanças. No domingo (28), a chance de chuva é de 67%. Se ela se confirmar, deve chegar, também, entre a tarde e à noite. (Thaís Marcolino com informações da Defesa Civil Estadual)