Mais de 30 árvores caíram ontem (27) durante temporal em Sorocaba

Equipes da Prefeitura trabalham nas ocorrências neste domingo (28); danos também foram registrados em Votorantim

Por Cruzeiro do Sul

Equipes da Prefeitura trabalham no atendimento das ocorrências neste domingo (28)

Mais de 30 árvores caíram em diversas regiões de Sorocaba durante o temporal que atingiu a cidade ontem (27). No total, foram 39 milímetros de chuva no município. Com isso, o  acumulado neste mês de janeiro subiu para 466 mm, acima da média histórica de 368,53 mm para o período, levando em consideração os últimos 10 anos. No fim da tarde de sábado, também choveu granizo. Já as rajadas de vento chegaram a 56 km/h. 

Segundo a Defesa Civil do município, houve queda de árvores na avenida São Francisco (Santa Rosália), avenida Dom Aguirre, Escola Municipal "Achilles de Almeida", Rua Chile (Vila Barcelona), Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros", rua Nicolau Elias Tibechereny (Jardim Arco Íris), avenida Américo Figueiredo (Júlio de Mesquita Filho), rua José Crespo Filho (Júlio de Mesquita Filho), avenida Afonso Vergueiro (Vila Augusta), rua Garcia Redondo (Vila Jardini), rua Valter Gomes (Júlio de Mesquita Filho) e rua Luiz da Silva Rodrigues (Vila Independência).

Foram registradas ocorrências de queda de árvores também no Central Parque, Vila Sabiá, Jardim América, Piazza Di Roma, Brigadeiro Tobias, e outros bairros. 

Houve ainda queda de árvore sobre veículos no Júlio de Mesquita Filho e no Jardim São Paulo. Ninguém ficou ferido. Na Vila Jardini, uma árvore caiu em uma residência, na rua Garcia Redondo. O caso foi encaminhado ao Corpo de Bombeiros.

Neste domingo (28), equipes da Prefeitura continuam trabalhando nos locais afetados. 

Outra ocorrência registrada foi a queda do muro do Condomínio Villa dos Inglezes. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estiveram no local, na noite de sábado, e não houve vítima. O engenheiro da Defesa Civil constatou que não havia mais nenhum risco no local e notificou o responsável pelo residencial.

Segundo a Prefeitura, a Defesa Civil, a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), a Secretaria de Serviços Públicos e Obras e demais Secretarias Municipais e Autarquias, que integram a Operação Plano Verão, estão mobilizadas 24 horas por dia, para atender às ocorrências das chuvas na cidade de Sorocaba. Os telefones para situações de urgência são: 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).

A Defesa Civil de Sorocaba também recebe solicitações de emergência pelo WhatsApp (15) 99198-3049, bastando informar, via texto, nome completo, CPF, endereço completo, breve relato do fato e fotos. Esses canais podem ser acionados pelas vítimas, cuja central repassará às equipes que estão nas ruas as orientações para proceder a devida assistência.

Votorantim

Votorantim foi igualmente atingida pelo temporal. No município, houve mais de 20 quedas de árvores  bairro dos Morros, Vila Nova, Karafa, Vale do Sol e Rio Acima. As ocorrências foram registradas em vias públicas - em alguns casos com obstrução do trânsito -, próprios municipais e áreas privadas. Ninguém ficou ferido.  

Pequenos pontos de alagamentos ocorreram no Promorar e no Rio Acima. Alguns bairros também ficaram sem energia elétrica por conta da queda de três postes. Nenhuma família ficou desabrigada. 

A Prefeitura de Votorantim informa que as secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos, em conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, continuam atuando e atendendo a população. (Da Redação)