Obras em locais inundados param à espera de material
Serviço na região da Capela Senhor do Bonfim incluiu apenas limpeza e poda de árvores
A Prefeitura de Sorocaba anunciou que as obras no córrego da Água Vermelha e no entorno da Capela Senhor do Bonfim, localizada no Jardim Paulistano, seriam iniciadas na segunda-feira (29). O trecho foi um dos mais afetados pelo temporal que atingiu a cidade entre os dias 20 e 21 de janeiro. O anúncio foi feito após visita feita ao local por uma equipe da administração municipal, incluindo secretários, diretores e o próprio prefeito Rodrigo Manga (Republicanos).
No dia prometido, entretanto, não havia funcionários públicos trabalhando nas proximidades da igreja. A reportagem do Cruzeiro do Sul esteve no local e também não encontrou indícios de serviços em execução. Uma funcionária da capela -- que fica ao lado do córrego -- disse que chegou às 8h da manhã e esperou pelos servidores municipais até o fim do dia, mas ninguém apareceu. Em nota, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) explicou que os trabalhos no local foram iniciados no sábado (27), porém, aguardava a chegada de materiais e aduelas para dar sequência às intervenções no córrego.
O reparo da infraestrutura da capela é necessário por conta das inundações e danos provocados pelas fortes chuvas que atingiram Sorocaba nos últimos dias. A água que transbordou do córrego chegou a 1,30 metro de altura no terreno da igreja, ocasionando a queda do muro lateral e de outro nos fundos.
A nota enviada ao jornal pela Prefeitura destaca que as equipes já realizaram os serviços iniciais, como limpeza e poda de árvores e retirada dos destroços. “Os serviços no entorno da capela foram iniciados já no sábado (27), quando uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) esteve no local e realizou a limpeza e a poda de árvores. O Saae também já efetuou a retirada completa da estrutura da ponte sobre a travessia de córrego existente na rua Eulália Silva, com extensão até a capela. A previsão é que todos os materiais e aduelas necessários para as novas intervenções no córrego cheguem até a próxima semana, dando sequência às obras de recuperação da infraestrutura do entorno do local”.
Ação preventiva
A Prefeitura de Sorocaba informa que desde o dia 20 de janeiro -- quando ocorreram as chuvas mais fortes -- realiza uma série de ações preventivas para recompor locais danificados. As intervenções, em um primeiro momento, estão sendo executadas com recursos próprios, segundo a administração. O serviços incluem a recuperação de estruturas de travessia, calçadas e pavimentação. Ontem (30), no Parque Municipal Romeu Pires Osório -- antigo Parque Dom Quixote --, uma draga iniciou o desassoreamento do piscinão existente no local.
Por conta das tempestades, o lago teve um acumulo de areia e terra. O objetivo da ação, conforme a Serpo, é minimizar os efeitos das próximas chuvas, realizando a limpeza, roçagem e desassoreamento do lago e do córrego da Água Vermelha. (Luís Pio - programa de estágio)