Central de monitoramento agiliza ações da segurança
Com mais de 2.500 câmeras, Ccoi fez 2.954 atendimentos em dois meses
Em dois meses de funcionamento, o Centro de Controle Operacional Integrado (Ccoi) de Sorocaba, localizado na Secretaria de Mobilidade (Semob) -- no Alto da Boa Vista --, realizou 2.954 atendimentos. Os números são referentes às ocorrências de trânsito e segurança efetuadas pelos agentes da secretaria e da Guarda Civil Municipal (GCM). De acordo com a Prefeitura, o objetivo do setor é promover segurança pública e dar mais agilidade nos atendimentos relacionados à mobilidade urbana e ao trânsito no município.
O Ccoi foi inaugurado em 28 de novembro de 2023. A central é responsável pelo controle de mais de 2.500 câmeras de videomonitoramento espalhadas pela cidade. O local conta com equipamentos de monitoramento da Semob, Secretaria Segurança Urbana (Sesu), Urbes Trânsito e Transportes, do BRT e até da iniciativa privada.
Um dos exemplos de casos flagrados pela equipe do Ccoi ocorreu em dezembro do ano passado, quando uma equipe da GCM deteve um homem, de 42 anos, por violação de medida protetiva e agressão à ex-mulher. A ocorrência foi registrada no Jardim Novo Horizonte, na zona norte. A briga entre o homem e a mulher foi observada por agentes da Semob por meio das câmeras. Com isso, a equipe acionou a corporação e uma viatura foi designada para ir até o local.
Para o titular da Semob, Carlos Eduardo Paschoini, essa integração entre as equipes proporciona mais agilidade nos atendimentos. “Toda ocorrência que chega por meio do 118 -- que é o nosso telefone de contato -- ou pelo 199 -- da Defesa Civil -- ou o 153, da Guarda Civil Municipal, chega no nosso centro de forma integrada e conseguimos encaminhar equipes de acordo com a nossa demanda. Essa integração veio para melhorar a dinâmica de trabalho desses dois órgãos, que também têm suporte das polícias Militar, Civil e Federal e de todos os órgãos de segurança que envolvem esse tema”, informou.
“Toda vez que detectamos alguma coisa, vindo do centro de telefonia mas também das câmeras de videomonitamento, conseguimos dar um dinamismo melhor para essa atividade”, complementou Paschoini.
Enchentes
O Ccoi funciona 24 horas por dia e monitora as principais ruas e avenidas da cidade. Por meio dele, também é possível controlar o tempo semafórico dos dispositivos instalados em cerca de 400 dos principais cruzamentos. Além disso, a central foi também bastante utilizada recentemente nas ocorrências relacionadas às chuvas que atingiram Sorocaba e causaram muitos transtornos.
De acordo com o secretário da Mobilidade, para dar conta da demanda, intensificada durante os temporais, devido aos pontos de alagamentos, é necessário colocar um plano de emergência em prática.
“Tivemos que trabalhar muito, porque muitas vias foram tomadas pela chuva. Tivemos que desviar o trânsito várias vezes e sempre que desviamos de uma via arterial -- a avenida Dom Aguirre (por exemplo) --, as vias secundárias que recebem esse fluxo ficam comprometidas”, explica Paschoini, acrescentando que “temos que estar preparados para os casos de alagamento, inundação, para podermos tomar providências imediatas no sentido de fechar vias e fazer desvios”.
Ampliação
Quando o sistema foi implementado, em novembro do ano passado, o secretário da Mobilidade manifestou o interesse de ampliar o sistema, utilizando câmeras da iniciativa privada. Atualmente, segundo Paschoini, há câmeras de monitoramento ligadas à Semob em alguns bairros, como o Jardim Bandeirantes, instaladas pela Associação de Moradores.
Já em relação à ampliação, a secretaria analisa quase 100 pedidos de solicitados pela população. A ideia dessa ação é monitorar, por meio da central, as câmeras implantadas pelos próprios moradores.
“Temos alguns princípios que precisamos analisar: se ela é compatível com o nosso sistema, se o meio de transmissão dessa imagem também é compatível com o nosso sistema e se aquela câmera que aquele cidadão quer que a gente monitore é importante para a coletividade”, explica o secretário.
Os interessados em ter sua rede de videomonitoramento conectada ao Ccoi devem fazer a solicitação pelo e-mail semob@sorocaba.sp.gov.br. Os casos são analisados tecnicamente e de forma estratégica pelo setor. (Vanessa Ferranti)