Márcio Carrara pede exoneração do cargo de secretário de Educação
Decisão de Carrara ocorre após afastamento de sete meses do cargo, por decisão judicial; titular da Educação será o secretário Clayton Lustosa
O secretário de Educação de Sorocaba, Marcio Carrara, pediu exoneração do cargo. A decisão ocorre após afastamento de sete meses, por decisão judicial, devido ao processo que apura irregularidades na compra de kits de robótica. A exoneração de Carrara, que teve também seus bens bloqueados, foi publicada no Jornal do Município de quinta-feira (1º).
O afastamento de Carrara, em maio de 2023, foi resultado de uma decisão judicial baseada em uma ação civil pública movida pelo Ministério Público. Segundo o MP, há suspeitas de superfaturamento e direcionamento na licitação realizada pela Prefeitura para a compra dos kits "Maluquinhos por Robótica", que totalizaram mais de R$ 26 milhões.
Conforme a ação, foram identificados indícios de escolha específica de marca, falta de transparência, ausência de discussão pedagógica prévia e justificativa para a aquisição dos custosos kits robóticos, o que levanta questionamentos de natureza pedagógica.
De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, o titular da Educação será o secretário Clayton Lustosa, o qual a administração municipal afirma, por meio de nota, "que vem desempenhando com habilidade todas as suas atribuições na pasta". (Da redação)
Leia mais:
Justiça determina bloqueio bens de Manga e afastamento do secretário da Educação
Marcio Carrara é afastado da Secretaria da Educação
Secretário é afastado por suspeitas de irregularidades em licitação de kits robóticos