Previsão para Sorocaba é de chuva e queda na temperatura

Frente fria que está no Sul provoca mudança em parte do Estado

Por Cruzeiro do Sul

Os termômetros começam a baixar a partir de hoje em Sorocaba

Após o calor forte que começou no último fim de semana e durou até ontem (13), a passagem de uma frente fria deve causar pancadas de chuva no Estado de São Paulo. As chuvas serão acompanhadas de raios e vento. Pode haver momentos de tempestade. A faixa leste do Estado será a mais afetada. O alerta foi emitido pela Defesa Civil estadual, ontem (13). Na região de Sorocaba, a previsão também é de queda na temperatura e chuvas até o fim desta semana.

Há alerta de chuva moderada para a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), com acumulado de 75 milímetros até amanhã. No Vale do Ribeira e região de Itapeva, o aviso é de chuva forte -- acumulado de até 95 mm. O alerta ainda vale para a Baixada Santista, assim como litoral sul e norte -- acumulado de até 100 mm.

Segundo a Defesa Civil, hoje (14), o dia será de chuvas fortes, com raios e vento. Na faixa leste paulista, que engloba as regiões citadas, podem ocorrer deslizamentos, desabamentos, enchentes e alagamentos.

Inmet

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na região de Sorocaba os termômetros começam a baixar a partir de hoje. A mínima será de 22ºC e a máxima, de 29ºC. O dia todo terá céu nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Os ventos ficam fracos. A umidade relativa do ar varia de 60% a 90%.

Amanhã, esfria mais, com mínima de 18ºC e máxima de 23ºC. O céu estará encoberto por muitas nuvens e haverá chuva isolada. A intensidade dos ventos permanece fraca. A umidade mínima do ar sobe para 70%, enquanto a máxima se mantém em 90%.

Na sexta-feira (16), a previsão do Inmet indica variação brusca de temperatura. Ao mesmo tempo em que o frio pode se intensificar, com a mínima caindo a 17ºC, a máxima deve alcançar 31ºC. O clima estará bastante nublado, com possibilidade de chuva isolada, ventos amenos e clima mais seco. A umidade mínima do ar baixa para 35% e a máxima continua em 90%.

O frio prossegue no sábado (17), quando a mínima não sofre alteração em relação à sexta (16) e a máxima não passa de 26ºC. Haverá muitas nuvens no céu, pancadas de chuva isoladas e ventos fracos. A umidade do ar melhora -- mínima de 60% e máxima de 90%. (Da Redação)