Homem morre após se afogar em lago no Parque Porto das Águas

Ocorrência foi registrada no fim da tarde da última segunda-feira (12); De acordo com a Prefeitura, é proibido nadar no local

Por Cruzeiro do Sul

Vítima recebeu atendimento do Samu, mas morreu no local

Um homem morreu após se afogar no lago do Parque Porto das Águas, localizado na zona norte de Sorocaba. O incidente aconteceu no fim da tarde da última segunda-feira (12), por volta das 17h15. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar. 

De acordo com a Prefeitura, a equipe de Suporte Avançado de Vida do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi até o parque acompanhado de uma equipe de apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). No local, a equipe constatou que a vítima estava em parada cardiorrespiratória e iniciou manobras de reanimação. Apesar dos esforços, a vítima não resistiu e a morte foi declarada pelo médico do Samu.

A Prefeitura informa que o local possui sinalização sobre a proibição de nadar e alerta para o risco de afogamento. Ainda conforme a pasta, é fundamental que a população se conscientize e cumpra essas determinações e, de maneira alguma, entre no lago, colocando-se espontaneamente em situação de risco.

Já a Guarda Civil Municipal declara que realiza patrulhamento preventivo no parque e seus arredores, em horários diversos e alternados, para que haja ampla cobertura, visando garantir o bem-estar dos munícipes. Inclusive, orienta e alerta os munícipes sobre a proibição de entrar no lago. Não há um horário programado de patrulha, exatamente para que exista o fator surpresa.

A Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), por meio da GCM, e as demais autoridades policiais do município pede o apoio da população, para que as acione e envie informações se for constatado crimes ou outras irregularidades em áreas como essa. O contato pode ser feito pelos telefones: 153 da GCM e 190 da Polícia Militar. (Da Redação)