Falta de escoamento de água incomoda moradores da avenida Santos Dumont

A pedagoga Tânia Ladeia Pereira, de 63 anos, que já precisou subir no assento do ponto de ônibus para escapar das enxurradas

Por Beatriz Falcão

Com poucas bocas de lobo, escoamento de água é um problema na avenida

 

Moradores das ruas próximas à avenida Santos Dumont, na Vila Angélica, localizada na zona norte de Sorocaba, reclamam dos alagamentos frequentes na região em dias de chuvas fortes. Entre eles, está a pedagoga Tânia Ladeia Pereira, de 63 anos, que já precisou subir no assento do ponto de ônibus para escapar das enxurradas.

“Até mesmo quando os vizinhos lavam a garagem e os carros, a água escorre e fica empoçada na Santos Dumont, porque não tem por onde escoar! Falta bueiros na cidade”, opina a moradora.

Tânia está em Sorocaba há 14 anos -- tendo morado em outros bairros -- e vê que a falta de pontos de escoamento de água é um problema da cidade como um todo. “No Jardim Santo Amaro acontecia a mesma situação. Tudo inunda por falta de bueiros, porque os que têm nas ruas não dão conta!”, enfatiza.

Cláudio Correia da Silva, de 63 anos, também reside nas proximidades e enfrenta o mesmo problema que Tânia. “Quando chove não tem como as pessoas passarem por lá, transborda porque não tem escoamento de água”, relata.

Em nota ao jornal Cruzeiro do Sul, o Saae/ Sorocaba informa que não tem histórico de reclamações sobre alagamentos na avenida Santos Dumont, pois está localizada em um ponto elevado e a sua topografia quase plana favorece o escoamento de forma superficial. No entanto, diante das queixas apontadas pelos moradores, vistorias e estudos serão realizados para ampliar a rede de microdrenagem da região. (Beatriz Falcão - programa de estágio)