Ministro confirma internacionalização do Aeroporto de Sorocaba

Rodrigo Manga se encontrou com o ministro Silvio Costa Filho, em Brasilia, nesta quinta-feira (22)

Por Cruzeiro do Sul

Consulta pública iniciada ontem é o primeiro passo para a licitação do Aeroporto de Sorocaba e de mais 20 cidades. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (17/4/2020)

O Aeroporto “Bertram Luiz Leupolz”, localizado na Zona Norte de Sorocaba, será de fato internacionalizado. A informação é do ministro de Portos e Aeroporto, Silvio Costa Filho, e foi confirmada ao prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, durante reunião em Brasília, nesta quinta-feira (22). Os trâmites para essa efetivação já estão em andamento, sendo que o próprio ministro adiantou a intenção de vir a Sorocaba, em breve, para fazer o anúncio da medida.

Segundo o prefeito, essa garantia e comprometimento do Governo Federal são fundamentais e decisivos para que a internacionalização do Aeroporto de Sorocaba saia do papel. A inciativa é, inclusive, reivindicação antiga de setores ligados à indústria local, sendo que a União se comprometeu em dar agilidade aos procedimentos necessários que devam ser cumpridos para habilitar essa internacionalização.

“Estamos trabalhando com todo nosso empenho para avançarmos na internacionalização desse aeroporto. Sorocaba será o maior hub de manutenção da América Latina. Essa internacionalização será fundamental para a aviação brasileira e, sobretudo, para o desenvolvimento econômico da cidade e região”, disse o ministro.

Voos comerciais

O próximo passo da Administração Municipal é pleitear a criação de linhas para voos comerciais entre Sorocaba e outras cidades do País. O chefe do Executivo sorocabano vai tratar desse assunto diretamente com o governador Tarcísio de Freitas e o secretário de Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena, durante reunião na capital paulista.

“A ideia é que, se tudo der certo, Sorocaba tenha voos diretos comerciais para outras capitais. Ou seja, seria possível partir do aeroporto de Sorocaba para destinos como, por exemplo, Rio de Janeiro, Brasília ou para cidades do Nordeste do País. Seria outra grande conquista em prol do desenvolvimento e dos interesses da população da região de Sorocaba”, conclui Rodrigo Manga. (Da Redação)