‘Nave mata mosquito’ vai reforçar ações contra dengue em Sorocaba
A "nave mata mosquito", como foi apelidado o equipamento, começará a ser usada em ações de rotina, na próxima semana
As atividades de combate à dengue em Sorocaba ganharam um novo aliado na segunda-feira (26). A Prefeitura, por meio do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), realizou em um terreno da rua da Caridade, no Jardim Santa Fé, zona sul da cidade, o teste de aplicação de veneno para controle das arboviroses (dengue, chikungunya, zika e febre amarela), utilizando um drone agrícola, adaptado para pulverização contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A “nave mata mosquito”, como foi apelidado o equipamento, começará a ser usada em ações de rotina, na próxima semana.
A iniciativa é resultado de parceria entre o PTS e a empresas Igarapé New Holland e DJI Agriculture/Geo AG, ambas do ramo agrícola, para introdução da tecnologia na campanha para controle do mosquito da dengue. O aparelho transporta até 40 litros e voa a uma altura máxima de 100 metros.
Equipes da Secretaria da Saúde (SES) e do setor de Zoonoses acompanharam o teste do drone, constatando a eficiência no alcance de áreas de difícil acesso e isoladas, que necessitam do serviço de pulverização. O uso do veneno será feito com critério técnico, para evitar danos ao meio ambiente e resistência do Aedes aegypti ao princípio ativo.
Para garantir que a ação seja efetiva, a pasta vai indicar os locais que receberão o veneno por meio do drone, considerando a dificuldade de acesso e o número de casos registrados nos arredores. O início da operação do drone deverá ser definido nos próximos dias. (Da Redação)