Sistema Castello-Raposo deverá ser dividido entre duas concessionárias
Intenção do Estado será posta em prática no próximo leilão; secretário de Parcerias esteve em Sorocaba para explicar projeto
De acordo com notícia publicada ontem (27) pelo jornal Valor Econômico, o governo do Estado prepara duas licitações para substituir a ViaOeste, uma das maiores concessões da CCR, responsável pelo Sistema Castello-Raposo, que vence em 2025. O plano da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) é dividir a concessão em duas, agregando estradas operadas pelo Estado. De acordo com a reguladora, deverão ser abertas consultas públicas da Rota Sorocabana, que prevê investimentos de R$ 6,7 bilhões, e o lote Nova Raposo, com R$ 10,4 bilhões.
A consulta da Sorocabana, que deve sair no início do mês, inclui 488 quilômetros de estradas. Estão previstas faixas adicionais na região de Sorocaba para a Raposo e a SP-075 -- que inclui a Rodovia José Ermírio de Moraes --, as duplicações da rodovia Bunjiro Nakao -- SP-250, entre Vargem Grande Paulista e Piedade -- e da rodovia Raimundo Antunes Soares -- SP-079, entre Piedade e Votorantim. O lote da Nova Raposo deve ter 147 km, com trechos da Castello Branco e da Raposo Tavares entre a Capital e a região metropolitana. Será adicionada a Estrada dos Romeiros (SP-312), que deve ser duplicada.
Prioridade
Uma das obras prioritárias para Sorocaba e municípios vizinhos é a rodovia José Ermírio de Moraes, a Castelinho. Como noticiado pelo Cruzeiro do Sul em 23 de fevereiro, a estrada já está saturada por conta do excesso de veículos que recebe diariamente, sobretudo, nos horários de pico.
De acordo com a Artesp, a ampliação da Castelinho já está em estudos, pois também já foi identificada a necessidade de uma ampliação de capacidade nos dois sentidos, do km 7 ao km 15, por conta do aumento do fluxo rodoviário. “Os projetos estão em estudo e a execução provavelmente ficará a cargo da futura concessionária em substituição à concessão atual”, aponta.
Ainda segundo a agência reguladora, o monitoramento contínuo do fluxo rodoviário na SP-075 é feito por meio de sensores instalados sob o pavimento.
Visita do secretário
Também ontem (27), a Prefeitura de Sorocaba recebeu a visita do secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, para apresentar os projetos do governo estadual para as principais vias de acesso ao município, incluindo as rodovias Castello Branco, José Ermírio de Moraes (Castelinho) e Raposo Tavares.
Benini foi recebido pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) e representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e da Urbes Trânsito e Transporte. O objetivo da visita do secretário estadual foi buscar a parceria do governo municipal, para a realização de algumas das obras mais importantes para o município, no setor de infraestrutura e mobilidade.
O projeto apresentado inclui a ampliação dessas várias vias de acesso a Sorocaba, novas pistas de rodagem, nos dois sentidos das rodovias na Castello Branco (SP-280) e na Castelinho (SP-075); a conclusão da duplicação de novos trechos da Raposo Tavares (SP-270), com a possibilidade de construção de uma nova via marginal dessa rodovia, além de novas alças de acesso para esse sistema que integra a chamada Rota Sorocabana.
Outra novidade discutida durante a reunião foi sobre a redução do valor do pedágio, da ordem de 30%, para o trecho Sorocaba-São Paulo, pela rodovia Castello Branco, que passaria dos atuais R$ 20,80, na ida, e R$ 25,33, no retorno, para R$ 16,33, em cada sentido.
“Este é um diálogo inicial com o município, essencial para conhecermos as prioridades desse projeto, e que deverão ser debatidos também, em breve, em audiência pública”, comentou o secretário Rafael Benini. A previsão é que uma audiência pública para tratar sobre o assunto aconteça no próximo dia 15 de março. (Da Redação com informações da Secom e do jornal Valor Econômico)