Atual concessionária do Sistema Castello-Raposo tem interesse em manter concessão

A CCR ViOeste administra as rodovias que integram o trecho desde 1998; contrato termina em março de 2025

Por Cruzeiro do Sul

Sistema é composto pelas rodovias Castello Branco (SP-280), Raposo Tavares (SP-270), Senador José Ermírio de Moraes (SP-075), a Castelinho, e Dr. Celso Charuri (SPA-91/270)

A CCR ViOeste, atual administradora do sistema Castello-Raposo, tem interesse na manutenção da concessão das quatro rodovias que o integram. São elas: Castello Branco (SP-280); Raposo Tavares (SP-270); Senador José Ermírio de Moraes (SP-075), a Castelinho; e Dr. Celso Charuri (SPA-91/270). A informação foi divulgada pela concessionária. A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) do Estado de São Paulo anunciou a divisão do trecho em dois lotes para um leilão de concessão da administração das vias.

De acordo com a ViaOeste, o sistema é administrado pela empresa desde 31 de março de 1998 e o contrato termina em 29 de março de 2025. O Grupo CCR ainda informou que, quando o edital do leilão for publicado, irá analisá-lo, conforme o trâmite habitual nesse tipo de processo competitivo. A concessionária também disse seguir prestando o serviço de atendimento aos clientes nas rodovias sob sua administração. Além disso, destacou que a prioridade está em concluir as obras de ampliação de capacidade e modernização da Castello Branco, com a construção do novo acesso a Osasco. Os serviços em andamento também incluem a implantação das pistas marginais em Barueri e a duplicação da Raposo Tavares nas regiões de São Roque, Mairinque e Sorocaba.

Conforme a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), há 13 leilões de estradas estaduais previstos para este ano. Entre eles, estão dois lotes da ViaOeste -- Nova Raposo e Rota Sorocabana -- e um do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) -- Paranapanema. Os dois primeiros têm previsão de leilão para o terceiro trimestre de 2024 e o último para o quatro trimestre do mesmo ano. A estimativa de investimento total nos três lotes é de R$ 19,6 bilhões.

Segundo a SPI, os detalhes sobre os leilões estarão descritos nos editais, que ainda não foram lançados. Com isso, por enquanto, a pasta adiantou apenas que consulta pública para os lotes Nova Raposo e Rota Sorocabana deve ser publicada em março.

Pedágio

Em visita a Sorocaba na terça-feira (27), o secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, anunciou a redução de 30% no valor do pedágio para o trecho Sorocaba-São Paulo, pela rodovia Castello Branco. Com isso, a tarifa passaria dos atuais R$ 20,80 na ida e R$ 25,33 no retorno para R$ 16,33 nos dois sentidos.

O Cruzeiro do Sul perguntou à Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) se há previsão de queda nos valores de outros pedágios, quantos, para quais rodovias, o percentual das reduções e quando elas devem entrar em vigor. A reportagem também pediu detalhes sobre quais seriam as mudanças nas rodovias do sistema Castello-Raposo com a divisão em dois lotes de concessão. Em nota, a agência informou que esses questionamentos deveriam ser feitos à SPI. O jornal encaminhou as perguntas à secretaria e aguarda retorno. (Da Redação)