Câmara ainda não definiu quem assume CPI do caso Jorge Hial

Comissão era presidida por Cristiano Passos, que deixou o Legislativo

Por Luis Felipe Pio

Cristiano Passos assumiu a secretário de Esportes da Prefeitura

Cristiano Passos (Republicanos), agora secretário de Esportes e Qualidade de Vida, estava na presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para investigar os acordos firmados entre a Prefeitura de Sorocaba e a família do ex-diretor da Urbes, Jorge Domingos Hial. Com a saída de Passos, a Câmara ainda não definiu quem vai liderar as investigações.

A CPI -- formada somente por vereadores da base de apoio ao prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) -- foi aberta em setembro do ano passado e, até o momento, permanece parada.

Após o recesso legislativo, que terminou no final de janeiro, a promessa foi que a partir do dia 29 de fevereiro as atividades da CPI seriam retomadas. O pedido de abertura da CPI foi feito em setembro de 2023. A investigação foi solicitada após uma denúncia expor contratos milionários firmados entre o Município e empresas ligadas a Hial. Ao todo, foram 17 contratos que somam R$ 12 milhões.

A Prefeitura e a família Hial negam irregularidades, mas o Tribunal de Contas de São Paulo identificou conflitos de interesse e ilegalidades em alguns contratos. Após divulgação da denúncia, Hial foi exonerado do cargo.