Universidade quer ampliar parcerias com hospitais

O curso de medicina na Unip Sorocaba teve início em 2022, hoje são destinadas cerca de 100 vagas anuais

Por Cruzeiro do Sul

Glaucio e Valter são recebidos por Laelso Rodrigues, conselheiro da FUA

A Universidade Paulista (UNIP) de Sorocaba deve ampliar as parcerias com hospitais da cidade e região para a residência médica de seus alunos para o próximo ano. Entre as áreas incluídas estão clínica médica e obstetrícia. Já cirurgia geral, pediatria e saúde da família já estão em andamento. A informação foi dada pelos diretores da unidade em visita à Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) -- mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul e Colégio Politécnico --, na tarde de ontem (7). Eles foram recebidos pelo conselheiro Laelso Rodrigues.

“Abrir um curso de medicina requer expertise, é necessário uma estrutura muito bem montada e já pensar na residência. Por isso firmamos parcerias com a Santa Casa de Sorocaba, na qual também foi investido em uma sala de apoio, além das vagas abertas. Outro ponto é que cada residente recebe uma bolsa de R$4 mil. Itu e Votorantim também está nas tratativas de parceria”, explicou o diretor pedagógico do curso de medicina, Dr. Valter Honji.

O curso de medicina na Unip Sorocaba teve início em 2022. Hoje são destinadas cerca de 100 vagas anuais. Além da cidade, outros três municípios contemplam a área: Alphaville, São José do Rio Pardo e Campinas. “O reitor, já falecido, João Carlos Di Genio tinha há um tempo a ideia de oferecer o curso de medicina, mas foi em 2021 que começou a sair do papel. Infelizmente ele morreu pouco tempo antes do início da primeira turma, mas ele está caminhando. É um curso muito importante, vista a demanda”, disse o diretor do campus Sorocaba, Glaucio Celso Luz.

Para mais informações sobre o curso, acesse www.unip.br ou ligue para (15) 3412-1000. (Da Redação)