Alto da Boa Vista terá o primeiro bairro inteligente de Sorocaba
Inspirado em projetos da Europa e EUA, conceito visa a qualidade de vida
Uma área urbana que utiliza tecnologias avançadas e soluções inovadoras para aprimorar a qualidade de vida de seus moradores. Esse é o conceito de um bairro inteligente, uma tendência mundial que em breve estará presente em Sorocaba. O empreendimento, considerado o maior já feito na cidade, será construído na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista, em frente ao Paço Municipal. O complexo urbanístico contará com comércio, áreas para a prática de esporte, trabalho e socialização entre as pessoas. Mais de 30% do espaço será destinado ao uso público. A ideia é promover o convívio sem abrir mão de segurança e mobilidade.
Com 40 mil metros quadrados de área útil, o empreendimento da Splice Soluções Imobiliárias, empresa pertencente ao Grupo Splice, foi inspirado em projetos de espaços compartilhados da Europa e dos Estados Unidos. Um dos diferenciais será um boulevard ao longo de todo o empreendimento, com ligação entre a avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes e o Parque Chico Mendes. O projeto de paisagismo do complexo é do estúdio Burle Marx. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo escritório Acia Arquitetos.
“Estamos desenvolvendo um conceito inédito na cidade, que é justamente um bairro inteligente, com os conceitos das smart cities -- cidades inteligentes -- que hoje você encontra em vários lugares do mundo e que são experimentos muito bem sucedidos. Vamos colocar em uma única centralidade várias implementações que favoreçam a qualidade de vida, o bem-estar e o incentivo à prática de atividades outdoor (realizadas ao ar-livre)”, explica Henrique Penteado, diretor de Incorporação da Splice.
Além de estar ligada à tecnologia, com implementação de rede wi-fi e dispositivos de segurança vinculados ao poder público, a ideia de bairro inteligente também promove a qualidade de vida dos moradores. Dessa forma, as ruas terão prioridade para pedestres e ciclistas, com ciclovias. Diversos serviços também estarão disponíveis no local, como playground, pet place, área verde, horta, centro comunitário, entre outras opções de convivência e lazer.
“Estamos trazendo um planejamento europeu, originário da Holanda, chamado Woonerf, que integra o tráfego de ciclistas, pedestres e automóveis de uma maneira segura e amigável. Vamos ter vários dispositivos que chamamos de tranquilidade de tráfego, o que vai dar às pessoas segurança na mobilidade, além de trazer todas as tecnologias em que o Grupo Splice foi pioneiro, de mobilidade urbana, monitoramento, entre outras”, ressalta Penteado.
Apesar de ser um bairro aberto, segundo a Splice, a segurança dos moradores e cidadãos que irão frequentar a área estará em primeiro lugar, por isso, os espaços terão controle de acesso e sensores de movimento. Para o trânsito, lombadas educativas serão implantadas, além de sinalização e iluminação inteligente.
“É uma tendência mundial e estamos conseguindo trazer isso para Sorocaba. As pessoas buscam, sobretudo após a pandemia, mais tempo para cuidar de si, da saúde do corpo e da mente. Dentro desse conceito, nada dá mais apoio do que morar em uma região que te proporciona trabalho, a prática esportiva e a residência”, enfatizou o diretor da Splice.
A primeira etapa do empreendimento será desenvolvida e lançada ainda este ano. Somente essa fase deverá gerar cerca de 300 postos de trabalho diretos e indiretos na cidade. (Vanessa Ferranti)