Dia do Consumidor movimenta comércio e cria oportunidades de compra

Apesar da data ser mais forte em e-commerces, algumas lojas físicas também aproveitam para realizar ações e impulsionar vendas

Por Beatriz Falcão

Em alguns segmentos, essa é a segunda data comercial mais relevante, atrás apenas da Black Friday, de acordo com levantamentos feitos pela Acso

Entre impostos e gastos, comuns no início de ano, e a economia para a Páscoa que se aproxima, os clientes encontram uma data de conforto: o Dia do Consumidor. Celebrado hoje (15), a ação se tornou não apenas uma oportunidade para os comerciantes impulsionarem as vendas, mas também para as pessoas encontrarem produtos a um preço mais acessível.

O economista Roque Camargo nota que a data é muito forte nos meios digitais, nas redes sociais e e-commerces, porém, não sente tanta aderência em lojas físicas. Nas ruas do Centro de Sorocaba, por exemplo, muitas são as placas de promoções e liquidações, no entanto, poucas voltadas para o Dia do Consumidor.

“O começo do ano é, de fato, mais complicado. O consumidor tem outras demandas, como o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), além do período de volta às aulas, em que os pais gastam com materiais”, pontua o especialista. “Em contrapartida, todos esses fatores tornam essa data boa para comprar. Pois os comércios entendem esse cenário e abaixam o preço, ainda mais no Dia do Consumidor”, comenta o especialista.

Esse é o caso da gerente de uma loja de sapatos, Jaqueline Baia, que além das promoções no site e nas redes sociais, também coloca mais produtos nas vitrines para chamar a atenção. “Nós apostamos na parte infantil, pois está chamando mais atenção nesse começo de ano. Os pais aproveitam agora, que já passou o início das aulas e os preços estão menores”, conta. Para ela, é muito importante criar ações no Dia do Consumidor, principalmente pelo poder de compra que é dado ao cliente. “Começo de ano é difícil para todo mundo, e as promoções são uma oportunidade para aquela pessoa que está mais apertada poder comprar”, afirma.

A diarista Clarice Gonçalves, de 50 anos, está entre os consumidores que irão aproveitar os descontos da data comemorativa. “As promoções estão ótimas este ano, tem vários produtos, para todos os gostos e bolsos. Eu mesma estou pesquisando preços para comprar um novo tênis de academia”, relata.

Pelas ações promovidas no Dia do Consumidor, a data passou a fazer parte do calendário de compras. Em alguns segmentos e, principalmente, no e-commerce, se tornou a segunda data comercial mais relevante, atrás apenas da Black Friday, de acordo com levantamentos feitos pela Associação Comercial de Sorocaba (Acso).

O gerente William Ferreira Rodrigues confirma que as maiores compras são feitas pelo site, contudo, no ponto físico também são realizadas ações. “Além de bons descontos, prezamos por um bom atendimento para fidelizar o cliente. Não queremos que a pessoa compre apenas uma vez e só, queremos que ela volte para outras compras”, afirma.

A micropigmentadora Vanessa Machado, de 38 anos, enxerga o Dia do Consumidor como uma ação necessária, tanto como consumidora quanto empreendedora. “As atividades movimentam bastante o comércio, para os consumidores irem às compras em datas que não têm tanto apelo comercial”, destaca.

Orientações

Por mais que seja um momento favorável para as compras, Roque enfatiza que devem ser feitas de forma consciente e planejada. “Às vezes a pessoa acha que parcelando consegue pagar por um produto, mas no começo do ano, principalmente quem tem filho, tem muitas despesas. Em abril também tem o imposto de renda. Então, é preciso se planejar para fazer uma dívida”, aconselha o especialista.