Sabe Tudo Conect@ aproxima estudantes do mundo digital

Um dos temas abordados é o bullying em ambientes virtuais

Por Cruzeiro do Sul

Prédios, localizados junto a escolas, voltaram a ter uso educacional

Após quase uma década com os prédios do antigo Sabe Tudo em inatividade, a Prefeitura de Sorocaba reinaugurou em fevereiro e março deste ano, três unidades. Desta vez, com uma nova proposta voltada apenas a estudantes e denominado Sabe Tudo Conect@. A primeira unidade reinaugurada em 28 de fevereiro funciona junto à Escola Municipal Inês Rodrigues Cesarotti, no Jardim Bonsucesso, na zona norte da cidade. Na sequência, em 7 de março, foi reativada a unidade localizada no Jardim Santo Amaro, região do Jardim São Guilherme, e anexo à E.M. Duljara Fernandes de Oliveira. E em 14 de março, foi a vez da unidade da E.M. Prof. Flávio de Souza Nogueira, na Vila Fiori. Todas estão localizadas na zona norte.

Nas unidades, os estudantes terão oficinas para aprender sobre cultura digital; tecnologia e pensamento computacional; com cursos como os de informática; tecnologia usual para o dia a dia; apoio escolar voltado para a cidadania digital; criatividade e inovação; cultura maker e produção audiovisual. Nas oficinas, os estudantes usam Chromebook — um novo tipo de computador projetado para ajudar a realizar tarefas de modo mais rápido e fácil. São 20 Chromebook disponibilizados para cada uma das três unidades reinauguradas.

Um dos assuntos abordados, segundo Michele Pereira de Oliveira, mediadora de aprendizagem do Sabe Tudo Conect@ da E.M. Duljara Fernandes de Oliveira é o cyberbullying, que consiste na prática de bullying por meio de ambientes virtuais, como redes sociais e aplicativos de mensagem. “A segurança na internet é abordada de diferentes maneiras, conforme a idade. Eles têm um acompanhamento para aprender a lidar com os equipamentos que são oferecidos, por isso temos duas mediadoras de apoio em todas as aulas. Enquanto uma está aplicando o material, as outras estão no entorno ajudando”, explica.

Para ela, o estudante da rede municipal e estadual de ensino precisa ter contato com a tecnologia, ou ficará para trás no futuro. “Quando perguntamos quem já conhece um notebook, a maioria deles fala que só teve contato com celular. E essa criança vai se tornar um jovem que, muitas vezes, não consegue elaborar um currículo, por exemplo. Aqui, possibilitando isso a eles desde cedo, eles vão se igualando com crianças da rede particular que possuem um conhecimento adquirido nas escolas e em casa. A criança que trabalha com tecnologia amplia o olhar”, disse a mediadora de aprendizagem.

A estudante do 8º ano E.M. Prof. Flávio de Souza Nogueira, Lavínia Martins, de 13 anos, disse que a aula é importante para aprender como evitar situações de cyberbullying: “Achei que foi uma aula superinteressante e é uma aula bem interativa. É importante para nós aprendermos tudo isso. Também aprendemos a mexer no computador, foi muito legal”.

Ao lado de Lavínia, estava a amiga de sala de aula Maria Eduarda Ferreira, de 12 anos. Para ela, é um conteúdo que nunca será esquecido. “Aprendi bastante, achei interessante porque é um conteúdo que nós vamos levar para a vida, porque o cyberbullying pode acontecer e assim vamos saber como lidar em uma situação como essa. Essa foi a primeira vez que mexi em equipamentos assim, não foi muito fácil, mas aprendi com a Lavínia, que me ajudou. Estou ansiosa pelas próximas aulas”, comentou.

O objetivo é que todos os estudantes da rede municipal, do 1º ao 9º ano das unidades escolares anexas aos espaços, utilizem o Conect@. Os estudantes de outras unidades escolares da rede também poderão usufruir dos recursos oferecidos ali, em horários agendados. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a iniciativa também faz parte de uma política de recuperação de espaços públicos muito importantes para a cidade, pois proporciona novas possibilidades de utilização, desenvolvimento e bem-estar para a população. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)