Novo sistema de pedágio e redução da tarifa foram os destaques da primeira audiência pública

O leilão para definir nova concessão da Rota Sorocabana está previsto para outubro deste ano

Por Beatriz Falcão

Objetivo foi apresentar o projeto e esclarecer dúvidas sobre a instalação de novos pedágios

A população e os parlamentares da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) foram ouvidos na manhã desta sexta-feira (22), durante a primeira audiência pública do projeto de concessão da Rota Sorocabana. Além de apresentar o projeto na íntegra e receber sugestões, o encontro esclareceu dúvidas acerca da concessão, entre elas, sobre a instalação de novos pedágios e a redução na tarifa.

O sistema leva o nome de “Free Flow”, um modelo de passagem livre. O diretor de operações Santi Ferri, da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), explicou que, ao invés de praças de pedágios, serão instalados pórticos leitores automáticos de chips de veículos ou placas de carros, nas rodovias. Portanto, a cobrança da tarifa será eletrônica e automática.

“A nova tecnologia, inclusive, já está sendo testada em algumas praças de pedágios de São Paulo, para verificar se as identificações estão sendo feitas de forma correta”, relatou Santi. “O Free Flow deve ser implementado gradualmente”, disse.

Caso o condutor passe pelo pórtico e a tarifa não seja computada, seja porque o veículo não tem o chip ou porque a placa não foi identificada, a taxa pode ser paga por meio do portal ou aplicativo, que deve ser desenvolvido pela própria concessionária. O prazo para o pagamento será de 15 dias, caso não ocorra, o motorista estará sujeito à multa.

O novo modelo de cobrança influenciará, diretamente, no valor da tarifa. Santi explica que será feito de forma mais justa, uma vez que o condutor pagará somente pelo trecho percorrido. A expectativa é de que as taxas de pedágio diminuam em 25% no primeiro ano, após a nova concessionária assumir a Rota Sorocabana, e em 50% ou mais no segundo ano.

“Um exemplo é em Itu, sentido São Paulo, que atualmente está no valor de R$15,20. No primeiro ano, ainda com a praça de pedágio ativa, a tarifa deve diminuir para R$10,57. Já no segundo, com a instalação do pórtico, o valor será de R$ 2,64”, exemplificou o diretor de operações.

Em Sorocaba, a taxa de R$ 8,50 passará para R$ 6,01 e, posteriormente, para R$1,87. Já os valores dos pedágios de Araçoiaba da Serra, São Roque e Alumínio devem, no segundo ano, se consolidar em R$2,50, R$1,85, e R$3,50, respectivamente.

Santi, durante a audiência, ainda revelou outras tecnologias que os trechos da Rota Sorocabana devem receber da nova concessionária: sistema de monitoramento e fiscalização com inteligência artificial, comunicação sem fio para os usuários como um wi-fi, e uma balança em movimento para os veículos de carga.

A troca de concessionária acontece em março de 2025, com o fim do contrato com a CCR ViaOeste, atual responsável pelo trecho. O edital de habilitação deve ser disponibilizado em junho deste ano, já o leilão está previsto para outubro.

Sugestões Públicas

Para o diretor geral da Agência de Transporte do Estado de São Paulo, Milton Persoli, a principal intenção da audiência foi ouvir a população, as associações, os parlamentares e todos os interessados. “Todas as contribuições serão levantadas no novo edital, por isso é importante a participação e contribuição de todos para esse projeto que terá um grande benefício para toda RMS”, destacou.

Entre os problemas levantados, está a rodovia Celso Charuri, que interliga a Castelinho com a Raposo Tavares. O congestionamento intenso, que perdura cerca de sete quilômetros, e os frequentes acidentes foram considerados um dilema antigo, de mais de 20 anos.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba (CDRMS) e prefeito de São Roque, Guto Issa, também esteve presente na audiência. Ele acredita que o sistema Castello-Raposo deve influenciar positivamente o crescimento econômico da região nas próximas duas décadas.

“A Região Metropolitana de Sorocaba é a que mais cresce no Estado de São Paulo. Em 2022, de acordo com dados do Centro de Indústria do Estado de São Paulo (Ciesp), a região cresceu mais de 9%”, apontou Issa. “A minha recomendação é fazer o que nós já começamos a fazer, ou seja, melhorar os pontos de ônibus, os dispositivos de acesso, de retorno, as passarelas, e os túneis para animais silvestres,” detalhou.

A audiência também contou com a presença do deputado Vitão do Cachorrão (Republicanos), da vereadora Rose do Cris (MDB) de Mairinque, e do prefeito de Araçoiaba da Serra, Dr. Quevedo (PSD).

Rota Sorocabana

O Projeto de Concessão inclui dez rodovias: SP-270, SP-280, SP-264, SP-250, SP-139, SP-079, SP-075, SPI-091/270, SPA-103/079 e SPA-104/079, e vai beneficiar 18 municípios, com um investimento de R$ 7,3 bilhões.

A diretora da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), Raquel Carneiro, apresentou as intenções de melhorias, que incluem: a duplicação de 73,7 km; implantação de 27,74 km de faixas adicionais; 52 novos dispositivos, 18 novas obras de artes especiais; 18 novas passarelas, 272,92 km de acostamentos e 168 pontos de ônibus. “O objetivo dessa nova concessão não é apenas a redução da tarifa, é colocar as obras que são importantes para a população”, finalizou Raquel.