Viaduto dos Ferroviários será interditado durante dois dias
Haverá sinalização de trânsito nos arredores da obra, informando os motoristas sobre rotas alternativas
O Viaduto dos Ferroviários, localizado na região central de Sorocaba, será interditado ao tráfego de veículos por pelo menos dois dias, a partir das 11h de amanhã (25), para obras de recapeamento. O elevado passa ao lado do Terminal Santo Antônio e serve como passagem sobre os trilhos da antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), no sentido bairro-Centro, ligando os dois trechos da rua Comendador George Oetterer e também servindo como acesso à avenida Dr. Afonso Vergueiro. A intervenção será realizada em parceria com a empresa BRT Sorocaba.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade (Semob) e a Urbes - Trânsito e Transportes, as linhas de ônibus que transitam pelo local serão desviadas. Haverá sinalização de trânsito nos arredores da obra, informando os motoristas sobre rotas alternativas. Agentes de trânsito da Semob vão coordenar o fluxo de veículos, sobretudo nos horários de pico de movimento.
Orientação aos motoristas
A orientação aos motoristas que estiverem descendo pela rua Comendador Oetterer é acessar a rua Mascarenhas Camelo e seguir pela praça Edmundo Valle e praça da Abolição para chegar à avenida Afonso Vergueiro. A partir desse ponto, pode-se rumar para o Centro ou no sentido da avenida Dom Aguirre. Para fazer o caminho inverso — Centro-bairro —, o motorista pode acessar a rua Mascarenhas Camelo e, em seguida, pegar as ruas Voluntário da Pátria, Moacyr Figueira, Santa Rosália e Comendador Hermerlino Matarazzo.
Conforme a Urbes, todas as linhas do transporte púbico municipal que trafegam pelo Viaduto dos Ferroviários terão suas rotas temporariamente alteradas no sentido bairro-Centro. Cartazes com as mudanças serão afixados nos ônibus e nos terminais. Confira, abaixo, as mudanças nas linhas convencionais e do sistema BRT.
Ônibus convencionais
- Linhas 140, 150, 180 e 181: acessam a rua Castanho Taques e segue itinerário da linha D200 - Vitória Régia (TVR)/Campolim, até a avenida Afonso Vergueiro e acessa Terminal Santo Antônio (TSA).
- Linhas 120, 130, 131 e 160: trajeto normal até a avenida Ipanema e atendem a Estação BRT UPH Zona Norte, seguindo para avenida Brasil, ruas Dr. Fernando Costa e Andrelino de Camargo, acessando as avenidas General Osório e Dr. Afonso Vergueiro, seguindo até o TSA.
- Linhas 05, 20, 28, 50, 54, 57 e 64/4: trajeto normal até a avenida Ipanema, seguindo pela avenida Brasil e ruas Dr. Fernando Costa e Andrelino de Camargo, acessando as avenidas General Osório e Dr. Afonso Vergueiro seguindo até o TSA.
- Linhas 14, 38, 79, 79/1, 36, 02, 19, 23 e 45: trajeto normal até a rua Comendador Oetterer, depois seguem pela rua Mascarenhas Camelo, praça Edmundo Valle, avenida General Osório/pontilhão, rua Padre Luiz, Mercado Municipal, rua Francisco Scarpa, Ramo “B”, Ramo “A” e TSA.
Ônibus do sistema BRT
- Linhas 140, 150, 180 e 181: acessam a rua Castanho Taques e seguem itinerário da linha D200 TVR Campolim, até a avenida Dr. Afonso Vergueiro e acessam o TSA.
- Linhas 120, 130, 131 e 160: trajeto normal até a avenida Ipanema e atendem a Estação BRT UPH Zona Norte, seguindo pela avenida Brasil e ruas Dr. Fernando Costa e Andrelino de Camargo, acessando as avenidas General Osório e Dr. Afonso Vergueiro até o TSA.
Outras informações
Os principais canais de contato, para outras informações, solicitação de serviços ou denúncias, são: os telefones 118 (trânsito) e (15) 3519-3100 (ônibus); o e-mail: semob@sorocaba.sp.gov.br; a Ouvidoria da Urbes, via site https://www.urbes.com.br/ , ou diretamente na sede da Semob, que fica na rua Professor Dirceu Ferreira da Silva, 55, no Alto da Boa Vista, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. (Da Redação com informações da Secom)