Votorantim comemora instalação do município
Data marca o 59º aniversário com diversas atividades de prestação de serviço
As atividades em comemoração ao 59º aniversário de instalação do município de Votorantim estão marcadas para começar a partir das 18h, desta terça-feira (26), a partir das 18h, na praça Lecy de Campos. Serão oferecidos diversos serviços para a população, principalmente nas áreas da saúde, educação, esporte, cultura, cidadania, meio ambiente, planejamento e desenvolvimento.
Por exemplo, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e o Banco do Povo e o Sebrae terão unidades móveis no local durante o evento, numa ação organizada pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento. Outro serviço disponível será a emissão das carteira de idoso, autista e fibromialgia, por meio da pasta da Cidadania e Geração de Renda que também irá atender e apresentar o trabalho desenvolvido nos Cras e Creas para os interessados. Também irá ocorrer a distribuição de mudas de árvores, além da possibilidade de adoção de animais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.
A população terá acesso ainda à vacinação contra o coronavírus e gripe; a imunização será realizada na praça pela Secretaria da Saúde. Vale lembrar que a pessoa, pertencente aos grupos prioritários, precisa apresentar o CPF e, de preferência, levar a carteira de vacinação.
O evento ainda prevê atividades para entretenimento de crianças e adultos. É que haverá uma feira de artesanato, com a disponibilização, pela Secretaria de Cultura e Turismo, de brinquedos infláveis. A programação ainda conta com o show de samba “Nosso time dá um show”, com Cleverson D’ Freitas, a partir das 19h30.
O público ainda terá acesso a uma exposição, observação de fósseis e atividades ligadas ao reaproveitamento de papelão e elementos da natureza numa atividade promovida pela Secretaria da Educação em conjunto com o Sítio Reino Animal. Um grupo de capoeira fará uma apresentação e professores irão ajudar com as colagens de adesivos.
Inauguração
Durante a tarde, por volta das 15h, será inaugurada a Casa da Mulher, que também faz parte da programação comemorativa. A unidade terá serviços de orientação jurídica e psicológica para vítimas de discriminação e violência, e, também, capacitação profissional para geração de emprego e renda. O projeto é realizado pela Secretaria da Cidadania e Geração de Renda, por meio de uma parceria com o Governo do estado de São Paulo. A Casa está localizada em frente à rotatória da estátua do minerador, na rodovia Miguel Afonso Ferreira de Castilho (acesso 103 da SP-79).
(Da Redação)