Fim de semana será de temperaturas amenas

Por Cruzeiro do Sul

Depois de algumas semanas com termômetros ultrapassando 30ºC, Sorocaba terá um fim de semana de temperaturas amenas. A diferença já pode ser sentida ontem (29), feriado de Sexta-feira Santa. O clima incentivou os passeios nos inúmeros parques da cidade.

E foi isso o que fez a técnica de enfermagem Letícia Souza, de 37 anos, que caminhou com o filho pelo parque do Paço Municipal logo pela manhã. Ela contou que aproveitou o feriado e o clima fresco para sair de casa e aproveitar o dia com o filho. “Não costumo ir muito aos parques por conta do trabalho e também porque não gosto de calor. Mas, hoje o dia está gostoso”, justificou.

O professor de educação física Miguel Gonçalves, de 43 anos, estava andando de bike no Paço Municipal e, assim como Letícia, prefere os dias mais amenos e de céu nublado. “Gosto assim, céu nublado mas sem chuva, é bem melhor para andar de bike. Temos que praticar atividade física todos os dias, mas no calor extremo, como estava dias atrás, surge uma indisposição. Tenho alunos que chegam a passar mal no calor. Espero que nesse outono o clima fique assim, como está nesta sexta”, ressaltou.

Segundo o Climatempo, o outono — que teve início em 22 de março — não terá ondas de calor intenso como ocorreu no verão. Porém, o calor deve continuar até o mês de maio. O ar das frentes frias vai demorar algumas semanas para entrar no interior do País. “A queda acentuada da temperatura prevista para áreas do Sul e do Sudeste no primeiro fim de semana da estação não significa que o tal do ‘friozinho do outono’ já está se estabelecendo. Isto vai demorar várias semanas ainda para acontecer”, informou o Climatempo.

Pela própria época do ano (a sazonalidade), as temperaturas entram em queda naturalmente, de forma gradual. O número de horas de sol para aquecer o ar já é menor do que no verão e vai diminuindo até o inverno. Assim, embora não se descarte alguns dias com temperaturas acima do normal, é improvável que se tenha períodos longos de calor intenso, como ocorreu nos meses de verão.

Ainda conforme o instituto de meteorologia, o clima ameno vai ser mais perceptível a partir de maio, com noites mais frias proporcionadas pelo ar seco. Massas de ar frio ficam mais comuns também, mas não devem avançar tanto por via continental, em decorrência de bloqueios atmosféricos. O frio intenso pode dar as caras, mas por períodos mais curtos.

(Da Redação)