Estado anuncia Ronda Escolar para alunos com deficiência

Por Cruzeiro do Sul

Ontem (2), Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a SSP, em conjunto com a Secretaria da Educação e da Pessoa com Deficiência, assinou uma resolução estabelecendo um grupo de trabalho para implementação do programa

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) prepara a criação de uma Ronda Escolar especializada para atender estudantes com necessidades especiais em São Paulo. Os policiais receberão treinamento para agir adequadamente em diferentes situações que precisem de ação imediata.

Ontem (2), Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a SSP, em conjunto com a Secretaria da Educação e da Pessoa com Deficiência, assinou uma resolução estabelecendo um grupo de trabalho para implementação do programa, a fim de viabilizar a aquisição de equipamentos e treinamento específicos para o efetivo. O trabalho será liderado pela Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg).

“Este é um primeiro passo para implantar um serviço especializado que, até então, o Estado não possuía. É um atendimento pensado para que a Polícia Militar atue com a comunidade no entorno das escolas, oferecendo proteção e segurança aos estudantes, sobretudo àqueles que possuem alguma deficiência”, disse o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

A proposta prevê que a Ronda Escolar tenha viatura adaptada e identificada para fazer os atendimentos. Também haverá um kit de emergência com itens como capacete para autista, protetor auricular, luva de contenção, prancha rígida, colar cervical, entre outros materiais para um atendimento rápido até a chegada do serviço especializado, como Bombeiros ou Samu.

(Da Redação com informações da SSP)