Homem em situação de rua encontra bebê em caixa de papelão

Por Cruzeiro do Sul

Uma criança recém-nascida, abandonada dentro de uma caixa de papelão, foi encontrada por uma pessoa em situação de rua, ontem à tarde (3).

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, o homem estava andando próximo à Unidade Básica de Saúde (UBS) Lopes de Oliveira, na zona norte, quando ouviu um choro. Ao chegar mais perto, viu que se tratava de um bebê recém-nascido.

Diante da situação, ele chamou os funcionários da UBS, que levaram a menina para passar pelo primeiro atendimento na unidade de saúde.

Em seguida, conforme a Prefeitura, a criança foi encaminhada à Unidade Pré Hospitalar (UPH) Zona Norte para a realização dos exames necessários.

O Conselho Tutelar foi acionado para as devidas providências e pode aplicar medidas protetivas à vítima. Já no âmbito da Polícia Civil, o caso pode render um inquérito policial para investigar o caso e, até mesmo localizar a mãe. Conselho Tutelar e Polícia Civil podem, ainda acionar o Ministério Público.

A principal função do Conselho Tutelar é promover a proteção e garantia dos direitos da criança conforme assegurado no Estatuto da Criança e do Adolescente. O Conselho atua sempre que for observado ameaças ou violações dos direitos da criança.

(Da Redação)