Polícia Civil investiga caso de criança abandonada perto de UBS

A primeira linha de apuração será verificar as fichas de pré-natal da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Lopes de Oliveira na tentativa de encontrar a mãe da criança

Por Thaís Marcolino

Quando chegou à UBS, a enfermagem realizou o corte correto do cordão umbilical

A Polícia Civil investiga o caso do recém-nascido encontrado em uma caixa de papelão na noite desta quarta-feira (3), em Sorocaba. A primeira linha de apuração será verificar as fichas de pré-natal da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Lopes de Oliveira na tentativa de encontrar a mãe da criança. 

Como a bebê estava em um tamanho e peso normal para o nascimento, não há vestígios de que o parto tenha sido prematuro, por isso, a mãe possa ter feito o acompanhamento gestacional na unidade da zona norte. 

De acordo com o delegado Acácio Aparecido Leite, títular do 8° DP de Sorocaba e responsável pela investigação, além de solicitar as fichas aguarda o envio do boletim de ocorrência da Polícia Militar com o depoimento do morador em situação de rua que encontrou a criança.

Apesar do procedimento policial, a preocupação também é com o estado da progenitora. "A mulher que passa por essa situação também se põe em risco. Então, é muito importante a mobilização de várias frentes para que a mãe seja encontrada. Ela precisa, também, de acolhimento e passar por atendimento médico por que ninguém sabe como foi feito o parto e pode dar algum problema de saúde", explicou o delegado. 

Abandono de incapaz é crime com pena prevista de três meses a três anos de reclusão. Entretanto, a polícia quer encontrar a mãe para esclarecer o que motivou a atitude. "É preciso saber se teve algo mais grave por trás desse comportamento", comentou Leite. "Se ela tem medo de ser identificada por represália, não precisa. A preocupação agora é o estado de saúde dela.", complementou. 

Por fim, o delegado disse que se alguém souber de alguma informação sobre o caso, a comunicação pode ser feita diretamente na Delegacia ou pelo Disque Denúncia (181).

A criança

Atendida primeiramente pelos funcionários da UBS Lopes de Oliveira, que realizaram o corte correto do cordão umbilical, a recém-nascida foi encaminhada à Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Norte. Na manhã de hoje (4), a criança foi transferida para a maternidade do hospital Santa Lucinda. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SES), o estado de saúde dela é estável e não apresenta qualquer risco. Após toda avaliação médica, a menina ficará a cargo do Conselho Tutelar, que deve enviá-la a um abrigo. (Thaís Marcolino)