A leitura amplia horizontes
No Poli, esse assunto é levado a sério pelos educadores que procuram mostrar a importância dos livros nas diversas etapas
Cada professor tem a liberdade necessária para escolher como irá despertar nos alunos o interesse pelos livros. Dessa forma, os estudantes do Colégio Politécnico descobrem desde cedo novas habilidades e um mundo infinito de conhecimento.
Na Educação Infantil, a professora Claudia Lúcia Lopes Aguiar de Souza destaca que são muitos os benefícios para as crianças. “Aprimoramos o gosto pela leitura e promovemos o desenvolvimento cognitivo, linguístico e socioemocional, ressaltando a importância e o cuidado com o livro. Sabemos que a familiaridade com a linguagem escrita e a compreensão de textos são habilidades essenciais para o sucesso em todas as áreas do currículo escolar”, destaca.
Claudia ainda conta que é comum ter momentos que incentivam o hábito da leitura, como a “hora da história”, quando é apresentada a variedade de gêneros literários, como contos de fadas, rimas e histórias em quadrinhos, para atender aos diferentes interesses e preferências das crianças, além da contação de história com objetos não estruturados e cenários não convencionais e o projeto “sacolinha da leitura”. Mas como isso funciona? “A criança escolhe um livro dentre as opções e leva para casa para que aconteça uma leitura compartilhada com a família, assim, construindo o hábito da leitura em família, criando um ambiente prazeroso de conexão e afeto para que os laços sejam fortalecidos com discussões enriquecedoras”, conta a educadora ao reforçar que até mesmo os livros paradidáticos se tornam importantes aliados para enriquecer o ambiente escolar, estimulando a curiosidade, imaginação e o amor pelo aprendizado.
Continuidade
Contudo, o incentivo não pode parar nos primeiros anos, por isso a importância dos livros em todas as etapas do Ensino Fundamental I e II. A professora Alessandra Regina Bufolo explica que a leitura é um pilar fundamental na construção do conhecimento. “Nessa fase do desenvolvimento, os alunos estão dando continuidade em sua jornada no mundo da alfabetização e da descoberta do universo dos livros. Por meio da prática da leitura, os alunos têm acesso a uma variedade de experiências e aprendizados que contribuem significativamente para seu crescimento intelectual e emocional”, detalha.
A profissional explica que existem várias estratégias, que ajudam a desenvolver novas habilidades, como contar histórias com entusiasmo e expressividade, dessa forma os alunos aprendem sobre escuta generosa, compreensão e imaginação. “Essa prática proporciona um ambiente acolhedor e motivador para os alunos se familiarizarem com a linguagem escrita e para ampliarem o seu vocabulário”, comenta Alessandra.
Outro trabalho envolve fichas de leitura, com a proposta de que cada aluno leve uma ficha de leitura para interagir em casa com a família e no dia combinado compartilham a leitura com a turma. Dessa forma, toda semana os alunos escolhem um livro e depois socializam o que foi mais significativo no decorrer da leitura. Outra atividade é a leitura guiada, para que cada um receba uma orientação dos textos que devem ser lidos, de acordo com a habilidade de cada um. “Cada livro aberto é uma oportunidade de aprender, crescer e se inspirar, refletindo as experiências e desafios que enfrentamos todos os dias”, finaliza.
Senso crítico
A professora de língua portuguesa Matildes Rodrigues de Aquino, que leciona para as turmas dos ensinos Fundamental II e Médio, é uma apaixonada por esse universo. “Esse hábito contribui para a construção de um conhecimento mais sólido e profundo”, pontua.
Segundo ela, a leitura de obras literárias, em particular, estimula a criatividade e a imaginação, permitindo que os leitores explorem novos mundos, ideias e possibilidades. Com isso, o estudante passa a ter ideias originais e perspectivas inovadoras sobre questões diversas e por que não dizer que desenvolve o senso crítico, tão fundamental para aprender a pensar sozinho. A leitura de obras que exploram as experiências de pessoas de diferentes origens e culturas ajuda a desenvolver empatia e a compreensão interpessoal. Isso é fundamental para uma sociedade mais inclusiva e compassiva.
“Para este ano, os professores do Colégio Politécnico, a fim de superar os diversos desafios para desenvolver o hábito da leitura nos alunos, dentre as diversas estratégias que adotamos, alternamos obras literárias clássicas com as obras contemporâneas. Os romances clássicos são aqueles que resistiram ao teste do tempo e têm uma influência duradoura. As obras contemporâneas são as que eles mais apreciam, pois são escritas e publicadas recentemente, levando-os à reflexão, preocupações e estilos da sociedade atual”, explica.
A experiência desenvolvida no ano passado com os alunos dos sextos anos mostra que os educadores estão no caminho certo. Eles leram a obra contemporânea ‘O dia em que a minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas”, de Keka Reis e conheceram a autora, que fez uma visita ao colégio. Neste ano, para o sétimo ano, os estudantes terão contato com a continuação da obra: “O dia em que a minha vida mudou por causa de um pneu furado em Santa Rita do Passa Quatro”.
O que está sendo feito também servirá como base para os trabalhos que serão expostos durante a Feira Literária, em maio.
Da escola para a vida
Prestes a concluir uma etapa importante e pensar em outra fase da vida, os estudantes do Poli são acompanhados pela professora Jordana Romero Silva, no Ensino Médio. Ela destaca que é importante reforçar o papel crucial que a leitura desempenha no desenvolvimento intelectual e na ampliação do conhecimento. “A prática da leitura não apenas aprimora o vocabulário, mas também dinamiza o raciocínio e a interpretação”, explica.
A professora cita ainda inúmeros benefícios da leitura, como desenvolvimento da imaginação e da criatividade, aprimoramento da comunicação e vocabulário, além de contribuir para a redução do estresse. “Seja um romance, um artigo científico ou um poema, cada palavra lida é um passo em direção ao enriquecimento pessoal e à expansão de horizontes. Vamos valorizar essa prática tão valiosa e inspirar outros a fazerem o mesmo. Aproveitando a oportunidade gostaria de indicar uma leitura muito agradável para todos: ‘Talvez você deva conversar com alguém: Uma terapeuta, o terapeuta dela e a vida de todos nós’, de Lori Gottlieb”, conclui Jordana.