Compras pela internet são maiores na capital
O padrão de consumo dos paulistas no ambiente digital foi analisado pela Fundação Seade, órgão que é vinculado à Secretaria da Fazenda e Planejamento do Governo do Estado. O trabalho mostrou que 68% dos residentes realizaram compras on-line nos últimos 12 meses. Aspectos como renda, nível educacional e faixa etária exercem influência significativa sobre os hábitos de consumo das pessoas.
A pesquisa mostra que embora 68% da população do estado tenha realizado compras online, em 2022, apenas 31% das pessoas com renda familiar de até um salário mínimo estavam incluídas nesse grupo, em comparação com 87% daquelas com renda acima de 10 salários mínimos.
O índice de consumo variou significativamente quando levado em conta o ensino, indo de 26% entre os usuários com apenas o fundamental completo para 82% entre aqueles que haviam concluído o nível superior. A variação foi de 37% entre os indivíduos com 60 anos ou mais para 83% entre aqueles com idade entre 30 e 44 anos.
Além disso, a localidade onde estavam os consumidores também apresentaram diferenças. Eletrônicos e eletrodomésticos foram alguns dos produtos mais adquiridos on-line, alcançando um índice de 88% entre os entrevistados. A pesquisa também mostra que o consumo digital foi mais prevalente na cidade de São Paulo em comparação ao interior. De acordo com a fundação, isso poderia ter relação com dinamismo econômico da capital, que se reflete na disponibilidade de oportunidades de geração de renda e consumo, na ampla variedade de produtos e serviços disponíveis online, na infraestrutura de internet de qualidade e na eficiência da logística de distribuição e entrega de mercadorias.
(Da Redação)