Desassoreamento entre a Padre Madureira até a ponte Salomão Pavlovsky deve terminar em breve
A previsão da Prefeitura de Sorocaba e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) é a conclusão em pouco tempo do serviço de remoção de um banco de areia, no rio Sorocaba, nas proximidades do entroncamento da avenida Dom Aguirre com as pontes da rua Padre Madureira e Salomão Pavlovsky.
Segundo a prefeitura, o trabalho para desassoreamento do trecho urbano do rio teve início em março deste ano com recursos próprios. “Foram efetuadas cerca de 420 viagens de caminhões, com volume total de aproximadamente 5.800 metros cúbicos de material, finalizando o trecho entre a ponte da rua Padre Madureira e a Usina Cultural. Na sequência, as ações foram intensificadas na extensão a partir da ponte da rua Padre Madureira até a ponte Salomão Pavlovsky. A previsão é de que os trabalhos, nesse segundo ponto, sejam encerrados ainda no primeiro semestre deste ano”, informou a autarquia.
Já as ações de desassoreamento feitas em parceria com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), que gerencia o Programa de Revitalização e Sustentabilidade Hídrica Rios Vivos, seguem concentradas na praça Lions, na margem oposta da avenida Dom Aguirre.
Segundo o Saae, entre 19 de janeiro e 2 de fevereiro deste ano, foram removidos cerca de 3 mil metros cúbicos, que correspondem a 214 caminhões cheios de resíduos do ponto inicial, situado nas proximidades do entroncamento com a linha férrea - ao lado da Usina Cultural. Do início de fevereiro, até os dias atuais, o serviço é desenvolvido na margem oposta e a expectativa total, no trecho entre o pontilhão da linha férrea - ao lado da antiga Usina - e a ponte Francisco Delosso, é que sejam extraídos aproximadamente 15 mil metros cúbicos de sedimentos do rio, até o fim deste semestre.
Resultado
Esse tipo de trabalho faz a remoção de bancos de areia que causam afunilamento da calha; com isso provoca melhora no fluxo de escoamento das águas; redução da possibilidade de sobre-elevação da lâmina d‘água e retirada de sedimentos acumulados nos dois cursos. A ação é considerada complementar para ajudar na contenção do rio nos períodos de cheia ou de fortes chuvas. (Da Redação, com informações da Secom)