Médicos e enfermeiros recebem treinamento para atender casos de dengue

Reciclagem tem objetivo de oferecer auxílio mais adequado aos pacientes

Por Cruzeiro do Sul

Evento coordenado pela Vigilância Epidemiológica reuniu cerca de 100 médicos no Paço Municipal

*Atualizada em 10/04/2024, às 14h24

Cerca de 100 profissionais de saúde de Sorocaba, entre médicos e enfermeiros, passaram, ontem (9), por uma reciclagem sobre os protocolos de atendimento de casos de arboviroses, com foco em dengue. A Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) promoveu um treinamento para profissionais das rede de saúde municipal e privada, no Paço Municipal. A reunião durou três horas. A expectativa é de que, com o aprimoramento, os participantes ofereçam auxílio mais adequado aos pacientes.

O encontro foi conduzido por Priscila Helena dos Santos, infectologista da DVE, e Patrícia de Paula de Oliveira , enfermeira do órgão. Os profissionais foram orientados, principalmente, sobre como agir diante de suspeitas de dengue e como fazer o encaminhamento correto de casos graves da doença.

Os participantes também receberam instruções quanto aos procedimentos de acompanhamento do paciente durante o período de contaminação. Eles ainda foram lembrados das recomendações a serem passadas às pessoas infectadas a respeito de como proceder diante de sinais de agravamento do quadro. Nesse sentido, as integrantes da DVE recapitularam os cuidados que os doentes devem ser aconselhados a tomar até se recuperarem, para não ter o quadro agravado. “É para evitar que os casos se agravem sem o atendimento adequado”, disse Priscila.

Segundo ela, a partir do treinamento, os médicos e enfermeiros devem começar a oferecer atendimento mais eficiente e de acordo com as especificidades de cada caso. “Reforçamos o aspecto técnico, mas, também, reforçamos para as equipes que todo o plano de ação de enfrentamento deste momento epidêmico deve ser acionado em todas as unidades, agilizando o atendimento do público que está com sinais de dengue”, ressaltou.

Cenário da dengue

Sorocaba tem 7.016 casos confirmados de dengue, sendo 6.874 autóctones (contraídos na própria cidade), 134 importados e oito indeterminados. Há três mortes pela doença confirmadas e outras quatro em investigação. Os dados são do boletim epidemiológico mais recente da Secretaria da Saúde (SES), divulgado na segunda-feira (8).

 * A Secretaria da Saúde (SES) informou que enfermeiros também participaram do treinamento.