Quarto óbito por dengue é confirmado em Sorocaba
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a vítima é uma mulher de 46 anos. Ela não tinha comorbidades
Sorocaba confirmou, na tarde desta quinta-feira (11), o quarto óbito por dengue na cidade. Conforme a Secretaria de Saúde, a vítima é uma mulher de 46 anos. Ela não apresentava comorbidades.
A Manchester Paulista contabiliza 7.292 casos confirmados, sendo 7.147 autóctones -- quando a doença é adquirida no próprio município --, 137 importados e oito indeterminados.
Outros óbitos
Todos os óbitos do ano, até então, ocorreram em março. De acordo com levantamento municipal, a primeira paciente era uma mulher, de 49 anos. Ela não tinha doenças pré-existentes e morreu no dia 2 de março. O segundo óbito, de um homem de 39 anos com comorbidades, foi confirmado no dia 14 de março. A terceira morte foi de uma idosa, de 77 anos, que apresentava comorbidades. Ela morreu no dia 31 de março.
Há, ainda, três óbitos em investigação, que aguardam resultado do Instituto Adolfo Lutz. De acordo com a pasta de saúde, os perfis são: mulher de 31 anos, sem comorbidade e dois homens de 59 e 75 anos, com doenças pré-existentes.
Aonde procurar atendimento
Em casos de suspeita de dengue, a Prefeitura de Sorocaba orienta que a população procure as unidades sentinelas: Fiori, Hortência e Simus. O atendimento é feito das 8h às 18h.
Nos locais há um espaço para hidratação, realização de coleta de exame (hemograma), sendo até as 14h para este último. Antes, só era possível o exame em unidades de urgência e emergência (UPHs, UPA e PA).
Vale reforçar que o atendimento dos pacientes do grupo A (com sintomas de dengue, sem sinais de alarme e comorbidades) permanece nas 33 UBSs da cidade das 8h às 16h. Já as três unidades sentinelas, a partir de hoje (8) terão como atendimento, preferencialmente, os pacientes classificados como grupo B (com comorbidades e manchas vermelhas/prova do laço positiva). (Thaís Marcolino com informações da Secom)