Programa antidrogas da PF tem segundo encontro em escola

Ação aborda assuntos direcionados à prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas

Por Cruzeiro do Sul

Adolescentes na faixa etária de 11 a 14 anos, em escolas públicas, recebem orientação dos agentes federais

Com o aval da Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo, aconteceu, na manhã de ontem (17), o segundo encontro do programa “TAMOJUNTO 2.0”, que é uma parceria da Polícia Federal de Sorocaba com a Escola Estadual “Professor Júlio Bierrenbach Lima”, localizada no Jardim Santa Rosália.

O programa aborda assuntos direcionados à prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas. É realizado em escolas públicas e voltado para adolescentes na faixa etária de 11 a 14 anos. Nesse segundo encontro, com o tema “Qual a minha galera?”, houve uma troca de experiências com os alunos sobre como se portar em uma situação de ter de escolher ou ser inserido em um grupo. O “TAMOJUNTO 2.0” tem encontro marcado quinzenalmente com os alunos, além de três eventos que serão promovidos aos pais no decorrer do programa.

A prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas é uma poderosa ferramenta de enfrentamento ao tráfico de drogas e a demais práticas criminosas. A união de forças da polícia, da escola e das famílias no encaminhamento das ações necessárias e efetivas desponta como fator decisivo para a sustentabilidade de ações preventivas consistentes.

Para a coordenadora da Escola Estadual “Professor Júlio Bierrenbach Lima”, Sandra Ferreira, o programa é superimportante para a escola e alunos nessa fase de transição e escolhas. “É de grande importância para os jovens nessa fase da vida. Eles aprendem a dizer o famoso ‘não’, que a influência dos amigos pode atrapalhar nas decisões da vida e lidar com a apresentação das novas drogas que estão surgindo”, enfatiza Sandra.

O programa em Sorocaba é composto por policiais federais, coordenados pela agente de Polícia Federal Fernanda Favaretto de Balas e colaboração voluntária da pedagoga Fernanda Peixe, que participa como multiplicadora.