Beneficiários do Cras de Vila Helena sofrem tentativas de golpes
Recomendação é buscar informação antes de fazer clicks
Moradores de Sorocaba, com cadastro no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Vila Helena para receber benefícios do governo federal, têm sido vítimas de tentativa de golpes. Em mensagens de texto e e-mails falsos, criminosos incitam os munícipes a clicar em links para atualizar seus dados pessoais e evitar a suspensão dos benefícios. Em outras situações, os golpistas informam aos beneficiários que eles têm direito a participar de outros programas sociais e também os aconselham a clicar em links para se cadastrar. A unidade foi contatada, até ontem (25), por cinco usuários do serviço que receberam comunicados fraudulentos.
A manicure Pamela de Costa, de 30 anos, recebeu, entre segunda (22) e quarta-feira (24), cinco mensagens de texto em nome do Cras, de três números diferentes. Todas informavam que ela precisava atualizar e regularizar os seus dados para não perder o Bolsa Família. Os supostos comunicados a orientavam a acessar links para fazer esses procedimentos.
Apesar do receio de realmente ser verdade e acabar ficando sem o benefício, Pamela contatou a unidade para verificar a veracidade dos alertas. Foi quando descobriu tratar-se de golpe. Ao saber disso, ela mesma conseguiu identificar indícios de fraude nos avisos. “Quando eu dei uma olhada melhor, vi que tem bastante erros de português, e caiu a ficha”, contou.
A dona de casa Jéssica Maria dos Santos, de 33 anos, também foi precavida. Ela possui cadastro no Centro de Referência por causa da filha. A menina é diagnosticada com deficiência e recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Na quarta-feira (24), chegou para ela um e-mail informando sobre a liberação do auxílio-gás. Para aceitá-lo, a munícipe deveria clicar no campo “Resgatar benefício.”
Jéssica estanhou imediatamente, pois, como não é beneficiária do Bolsa Família, ela não tem direito ao valor para comprar botijão de gás. Por isso, buscou mais informações sobre a mensagem diretamente na fonte. A cautela evitou que ela caísse no golpe. “Quando recebo esses e-mails, antes de clicar, eu já ligo onde faz o cadastro (para recebimento dos benefícios), para saber se é verdade ou não”, disse.