Vacina de dengue deve chegar nos próximos dias
Em Sorocaba, são 44.045 doses previstas, mas não suficientes para o público-alvo
O anúncio do envio de mais de 95 mil doses da vacina contra a dengue para Sorocaba e região traz sensação de alívio em meio ao crescente número de casos e mortes. Porém, o início da vacinação deve demorar alguns dias. Isso porque, os imunizantes precisam chegar ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) para que os munícipios definam as estratégias com base nas quantias recebidas. Em Sorocaba, as 44.045 doses que devem ser enviadas para a cidade não são suficientes para imunizar todo o público-alvo.
Conforme o orientação do Ministério da Saúde, nesta primeira fase devem ser vacinados crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Em Sorocaba, são 59.379 pessoas nessa faixa etária. Ou seja, com a primeira remessa, apenas 74% do público-alvo devem receber o imunizante.
Antes de estabelecer a estratégia das equipes de saúde municipais, é necessário que as doses estejam disponíveis. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a pasta não recebeu, até a tarde desta sexta-feira (26), a nova remessa do Ministério da Saúde e não há uma data fechada para tal. Devido à urgência na imunização, é possível que as doses cheguem no final de semana ou, apenas, na próxima semana.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Sorocaba, na segunda e terça-feira (30) haverá uma reunião para se definir como, quando e onde as vacinas estarão disponíveis na cidade. A equipe aguarda, também, uma provável orientação do governo estadual em relação a administração das doses.
Assim como Sorocaba, a medida deve ser seguida pelos demais municípios contemplados neste primeiro envio. São eles: Itu, Votorantim, Salto, Boituva, Tietê, Porto Feliz, Iperó, Ibiúna, Salto de Pirapora, São Roque, Pilar do Sul, Alumínio, Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Tapiraí, Mairinque, Piedade, Araçariguama e Jumirim.
No total, 33 cidades compõem o GVE Sorocaba. Os 14 municípios que não foram selecionados para a remessa devem receber as doses em uma nova etapa. Porém, a data não foi divulgada.
O público inicial será composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, depois de pessoas idosas. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. (Thaís Marcolino)