Calor marca o feriado e pode chegar a 35ºC nos próximos dias
O mês de maio começa com os termômetros em elevação. Segundo o Climatempo, o aumento da temperatura é resultado da quarta onda de calor de 2024. A previsão é de que as altas temperaturas persistam até por alguns dias, com a máxima atingindo os 35ºC e a mínima ficando por volta de 17ºC. O instituto de meteorologia estima que a massa de ar quente e seco que chega ao Estado de São Paulo deverá aumentar as temperaturas em até 5ºC acima da média esperada para este período.
Para hoje (1º), feriado do Dia do Trabalho, a máxima deverá atingir 33ºC e a mínima de 18ºC, sob um céu ensolarado, sem chance de chuva e tempo aberto à noite. O calor persistirá ao longo da semana, com máximas previstas de 34ºC para quinta-feira (2) e sexta-feira (3). No sábado (4), o calor pode bater o recorde de 2024, ultrapassando 35ºC.
Quem esperava que o outono trouxesse um alívio do calor escaldante que prevaleceu nos quatro primeiros meses do ano, as notícias não são tão animadoras. Os termômetros devem seguir em elevação por cerca de dez dias, embora possam cair um pouco a partir de segunda-feira (6), com máximas de 30ºC e mínimas de 17ºC.
Ainda conforme o Climatempo, a nova onda de calor exige que as pessoas permaneçam atentas e adotem medidas de proteção. O Ministério da Saúde recomenda o uso de protetor solar, hidratação frequente e busca de locais com sombra para evitar problemas como insolação e desidratação. “Frente às previsões, é essencial que a população planeje suas atividades ao ar livre cuidando, priorizando a segurança e conforto em meio às condições climáticas”, orientam os especialistas da pasta federal. (João Frizo, programa de estágio)