'Maio Amarelo' vai discutir a necessidade de um trânsito seguro

Por Cruzeiro do Sul

Ações educativas serão realizadas em pontos estratégicos da cidade

O calendário de atividades da Campanha Maio Amarelo 2024 está definido e irá contar com 49 ações educativas de trânsito. A iniciativa da Secretaria de Mobilidade (Semob) terá atividades diárias a partir desta quinta-feira (2) até o dia 29 deste mês. Ao todo, serão 23 temáticas diferentes, em escolas, entidades e, sobretudo, em locais públicos e pontos estratégicos da cidade.

A campanha busca sensibilizar a necessidade de um trânsito seguro para motoristas e pedestres. O foco é o público considerado mais vulnerável no trânsito, que é aquele formado por pedestres, ciclistas e motociclistas. Estão programadas palestras, teatros, abordagens no trânsito e distribuição de material informativo.

Programação

A primeira atividade educativa ocorre nesta quinta-feira (2), das 19h às 20h. Trata-se da blitz educativa “Motorista x Ciclista”, realizada na faixa de “direita livre” da avenida Dom Aguirre, junto à praça Lions, na região central da cidade. Haverá abordagens a motoristas e entrega de folhetos.

No sábado (4), das 8h às 10h30, acontece o “Pedale Seguro”, uma atividade voltada a ciclistas, na avenida General Osório, nos arredores da Praça Edmundo Valle. Ao longo do mês, somente em escolas municipais e particulares, estão agendadas 14 atividades, com a apresentação dos teatros de fantoches “Xô acidente” e “Superamarelinho”.

A equipe de Educação para o Trânsito da Semob confirmou a realização de uma atividade inédita, chamada “Pedestre na Praça”, que irá ocorrer na praça Coronel Fernando Prestes, no dia 10 de maio (sexta-feira), das 9h às 12h e das 14h às 17h. Na ocasião, dois arte-educadores, com materiais de conscientização, vão convidar os pedestres a atravessar corretamente em uma faixa de travessia instalada no meio do logradouro. Haverá, ainda, um terceiro personagem, caracterizado de idoso, para interagir com os pedestres, pedindo ajuda para cruzar o dispositivo de segurança. (Da Redação, com informações da Secom)