Eleitores aproveitam plantão para regularização de títulos

Justiça Eleitoral fará atendimento também no sábado e domingo

Por Vinicius Camargo

Loren aproveitou o plantão durante o feriado para fazer a transferência de endereço do seu título

Na reta final do prazo de regularização ou emissão do título de eleitor, muitas pessoas aproveitaram o plantão realizado ontem (1º) pela Justiça Eleitoral para colocar a sua situação em dia. Houve atendimento na sede dos cartórios eleitorais e no posto do Sorocaba Shopping. Dois outros plantões vão acontecer neste sábado (4) e domingo (5). Os serviços podem ser feitos até o dia 8 de maio.

A chefe da 137ª zona eleitoral da cidade Laurinda Ana de Negreiros informa que após a data limite, mesmo se quiser, o eleitor não conseguirá mais sanar pendências. Com isso, ficará impedido de votar nas eleições municipais de outubro. “Vai haver o fechamento e, a partir daí, não podemos fazer mais nenhuma alteração no cadastro eleitoral”, reforçou.

Segundo ela, além de não poder participar do pleito, quem estiver em situação irregular junto à Justiça Eleitoral pode enfrentar dificuldades para realizar outros compromissos que dependem da regularização. “Existem vários momentos em que é exigido do cidadão o título eleitoral: por exemplo, quando entra na faculdade, para pedido de empréstimo, renovação de passaporte e várias outras situações”, citou.

Laurinda aconselha a população a ir aos cartórios o quanto antes, pois, nos últimos dias, costuma haver lotação.

No município, dos 523.147 moradores aptos a votar, 82.176 estão com o título cancelado e 5.020 encontram-se com o documento suspenso. Os dados foram passados pelos cartórios.

Eleitores aproveitam oportunidade

Para a servidora pública Loren Maissa Dias de Oliveira, de 27 anos, o plantão no feriado do Dia do Trabalho foi a ocasião ideal para trocar o seu local de votação. Como trabalha em horário comercial durante a semana, ela ainda não havia conseguido efetuar o procedimento. A eleitora se mudou e, para não deixar de ir às urnas, decidiu escolher uma seção eleitoral mais perto da sua casa. “Não são todas as pessoas, em todos os lugares do mundo, que podem participar (das eleições). Há muito tempo, não eram todas as pessoas que podiam. Nós mesmas, mulheres, não podíamos. Então, acho muito importante exercermos esse direito, porque a falta dele seria muito prejudicial para todo mundo”, analisou.

A aposentada Maria Elisabeth Vieira de Quadros, de 66 anos, também migrou para uma escola próxima do seu novo endereço. Assim como Loren, ela não tinha comparecido aos cartórios, até então, devido à rotina corrida. Mesmo não sendo mais obrigada a votar, a munícipe faz questão. “Eu gosto de participar da escolha dos candidatos que vão governar a nossa cidade”, disse.

Atendimento e serviços

Nos plantões de sábado e domingo, os cartórios eleitorais vão funcionar das 11h às 17h, enquanto a unidade do shopping abrirá das 13h às 19h. Hoje (2), amanhã (3), segunda (6), terça (7) e quarta (8), os postos atendem ao público das 9h às 17h.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), quem vai tirar o primeiro título ou fazer alguma regularização e não tem a biometria coletada deve procurar atendimento presencial. Desde quarta-feira (1º), não é mais possível agendar horário na página do tribunal. Por isso, o eleitor deve ir diretamente ao posto mais próximo. O atendimento será realizado por ordem de chegada. Agora, apenas pessoas com cadastramento biométrico podem solicitar os serviços pela internet, por meio da página de autoatendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/).

A consulta sobre a biometria e a situação eleitoral também pode ser feita no site do TSE ou pelo telefone 148. O eleitor sem cadastro da biometria, mas com situação regular, pode votar normalmente nas eleições 2024. O primeiro turno do pleito ocorre no dia 6 de outubro, enquanto o segundo está agendado para o dia 27 do mesmo mês.