113.138 já acertaram as contas com o leão
Prazo termina no dia 31 de maio
Neste ano, a Receita Federal espera receber 235.231 declarações do Imposto de Renda (IR) de contribuintes de Sorocaba. Até ontem (2), 113.138 haviam entregue o documento. O prazo termina no dia 31 de maio. O IR é um tributo federal aplicado sobre os ganhos anuais de pessoas físicas do Brasil, cuja soma foi superior a R$ 30.639,90 em 2023.
O empresário contábil Everton Rodrigues de Oliveira, de 37 anos, orienta os contribuintes a não deixar de entregar a declaração na última hora, para evitar eventuais problemas. “Na verdade, é uma cultura brasileira deixar para o último momento, ainda mais com o novo prazo. A Receita disponibilizou a declaração pré-preenchida e muitas pessoas acreditam que é só enviar, mas não funciona assim, as informações precisam ser complementadas”, aponta.
Segundo o especialista, cada vez mais a Receita Federal está exigindo mais detalhes e clareza, portanto, é importante se atentar com o que está sendo informado na declaração. “Às vezes, as pessoas querem mais restituição e colocam informações inverídicas, contudo, a Receita sabe a verdade. Um exemplo é a pensão alimentícia, a pessoa não pode simplesmente informar o valor, é obrigatório informar o número do processo judicial. Até por isso é aconselhado fazer com antecedência, para ter os documentos necessários em mãos”, orienta Everton.
A restituição do Imposto de Renda funciona como um ressarcimento de valores pagos a mais no momento da declaração do imposto, como despesas com saúde, educação, de imóveis alugados, previdência social ou privada e pensão alimentícia, como citado por Everton, mas os valores devem ser comprovados por meio de notas fiscais e recibos.
“A principal dica é fazer correto e dentro do prazo”, afirma. “O importante é não deixar de entregar, mesmo que esteja em cima da hora ou tenha passado o prazo. Há formas de entregas que permitem alterações e, nesses casos, é preciso saber a melhor tributação”.
Everton explica que, apesar do processamento automático após o envio, a declaração do Imposto de Renda segue em análise por cinco anos.
O envio da documentação pode ser feito por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda ou pelo Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal, o E-Cac. Quem perder o prazo deverá pagar multa de 1% a 20% sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74.