Pesquisadores fazem palestras em bares de Sorocaba

Encontro é gratuito e aberto ao público em geral

Por Vanessa Ferranti

É o segundo ano que o evento é realizado na cidade

O festival mundial de pesquisadores, o Pint of Science, acontece pela segunda vez em Sorocaba. O evento reunirá palestrantes em dois bares da cidade nos dias 14 e 15 de maio, às 19h. O objetivo do projeto é falar de ciência em um ambiente descontraído, fora das universidades. O encontro é gratuito e aberto ao público em geral. Os participantes pagam o que consumirem nos locais.

O Pint of Science nasceu na Inglaterra e foi trazido em 2015 para o Brasil. Em Sorocaba, o evento é organizado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Sorocaba e conta com a parceria da Universidade de Sorocaba (Uniso) e do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Sorocaba. No dia 14, uma terça-feira, o encontro será realizado na Hoppie Tap House, na rua João Wagner Wey, 411, no Jardim América. No dia 15, quarta-feira, o evento acontece na Cervejaria Imperatriz, na av. José Marcelino Barbosa, número 173, na Vila Haro.

Para José Roveda, professor da Unesp Sorocaba e coordenador do evento na cidade, o encontro é uma oportunidade de levar ciência para a população em um ambiente descontraído. “É muito importante que os cientistas consigam, de uma forma ou de outra, chegar ao público em geral”, ressaltou.

 

Programação


14/05 - Biologia nas Mídias Digitais (Hoppie Tap House às 19h).

Palestras:

- Adote uma bactéria na Era do Instagram - Prof. Dr. Alexandre La Luna (IFSP-Sorocaba)
- Extinção, ciência e imprensa: a crise da biodiversidade do jeito que o jornalismo conta - Prof. Dr. Guilherme Profeta (Uniso)
- Prendam, segurem, agarrem, capturem: Pegada digital sobre a caça no Brasil - Carolina Martins (Mestre pela USP, atualmente é Coordenadora do Sítio Reino Animal)

15/05 - Caminhos Verdes: Remediando o Ambiente para o Futuro (Cervejaria Imperatriz às 19h)

Palestras:

- Do lixo ao luxo. Material natural residual é matéria-prima usada na recuperação/ remediação do meio ambiente. Profa. Dra. Cláudia Hitomi Watanabe Rezende (Pós-doutoranda na Unesp)
- Nanotecnologia Ambiental: Estratégias avançadas para a proteção de plantas em ecossistemas danificados - Peterson Willian Pereira Pinheiro (mestrando no PPG Ciências dos Materiais da Unesp)
- O Solo Existe - Jô Vinícius Barrozo Chaves (Doutorando do PPG Ciências Ambientais - Unesp Sorocaba)
- Remediação: Que caminho seguir? - Prof. Admilson Irio Ribeiro (Unesp-Sorocaba)