Capela João de Camargo volta a funcionar parcialmente neste domingo (12)

Devido às fortes chuvas de janeiro, o prédio histórico teve alguns cômodos interditados

Por Cruzeiro do Sul

Capela João de Camargo, em Sorocaba

Após quatro meses fechadas, as portas da Capela João de Camargo voltam a abrir parcialmente para os fiéis neste domingo (12), em comemoração ao Dia das Mães. A ocasião será marcada com a oração do terço, às 10h, além do bolo, chá de magnólia – a bebida que o religioso João de Camargo utilizava em suas curas –, e lembranças para as mães.

Em razão das fortes chuvas que atingiram a cidade nos dias 19 e 20 de janeiro, grande parte da estrutura original, tanto interna quanto externa, do prédio histórico foi prejudicada, e desde então as atividades foram encerradas. Segundo o colaborador Dilmar Nitheroy, as reformas externas, que incluem a reconstrução dos muros, estão na fase final.

As restaurações internas, por sua vez, dependem da autorização do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e do Ministério Público, uma vez que a Capela João de Camargo é Patrimônio Cultural Material de Sorocaba. Conforme divulgado pelo Cruzeiro do Sul em janeiro, foram perdidas imagens históricas do século 17 e 18, móveis, além do quarto e cozinha.

“Nós ficamos meses sem funcionar e os fiéis sentem falta”, relata Nitheroy. “Portanto, na sexta-feira (3), em reunião com o atual presidente, o Adriano Ramos Molina, decidimos reabrir a Capela, ainda que parcialmente. A partir deste domingo, Dia das Mães, retornamos aos horários normais”.

Neste primeiro momento, serão reabertos o salão da nave e do terço. Os demais cômodos seguem interditados pela Defesa Civil e somente após a reforma voltarão a funcionar. Deste modo, a Capela João de Camargo, localizada no Jardim Paulistano, estará aberta ao público de segunda-feira à sábado, das 8h às 12h e das 13h às 15h45, e aos domingos das 8h às 12h. (Da Redação)