Onda de calor deve continuar até quinta-feira
Pelo menos até quinta-feira (9), toda a população da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) precisará conviver com a onda de calor que se estende desde o final de abril. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, ontem (6), para várias partes do País, incluindo a RMS, na qual prevê 5ºC acima da média.
“Há um sistema de alta pressão nessas áreas, que inibe a formação de nebulosidade e de chuva. Com vários dias sem chuva e um tempo mais aberto, a radiação solar incide mais diretamente na atmosfera, o que acaba elevando as temperaturas”, explicou a meteorologista do Inmet Dayse Morais.
Conforme prognóstico do Climatempo, até quinta-feira (9), Sorocaba deve registrar máximas de 32ºC e 33ºC e mínimas em torno de 17ºC e 21ºC. Não há chance de chuva. A partir de sexta-feira (10), os termômetros ainda marcam temperaturas elevadas, mas que vão caindo gradativamente e com chuvas isoladas. Na quarta-feira (15), deve ocorrer uma queda brusca, atingindo mínima de 17ºC e máxima de 22ºC. Nos dias seguintes, o calor deve retornar, assim como as precipitações.
Em dias de muito calor, segundo o Ministério da Saúde, é importante tomar alguns cuidados para evitar danos à saúde, como evitar exposição direta ao sol, das 10h às 16h; usar roupas leves que não retenham muito calor; aumentar a ingestão de água e fazer refeições leves. (Com informações da Agência Brasil)