Radares de três pontos da cidade passam por verificação

Por Cruzeiro do Sul

É obrigatória a ação após reparo ou ao menos uma vez por ano

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizou na sexta-feira (3) uma verificação metrológica na sexta-feira(3) em Sorocaba. O objetivo deste tipo de ação é avaliar se a leitura dos radares está em conformidade com a velocidade permitida na via pública, bem como se a velocidade dos veículos que o radar marca está correta e de acordo com a legislação.

O órgão é uma autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania. Conforme a portaria Inmetro 158/2022, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo. A fiscalização do Ipem-SP também é feita para manter a relação de confiança entre o cidadão e o governo.

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento. Foram avaliados os equipamentos instalados na avenida Victor Andrews, próximo ao nº 2550; rua Lituânia, próximo ao nº 870; e na rua Professora Guida Mares, nº 246. Os instrumentos foram aprovados e receberam um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.

Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP.

Contato

A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail ouvidoria @ipem.sp.gov.br. (Da Redação, com informações do Ipem).